Você sabia que existem centenas de classificações para eventos? Para cada “tipo” existe um formato, estrutura e especificação que corresponda à tipologia.
Os profissionais que lidam com planejamento e cerimonial em eventos precisam estar atentos com estas diferenças. Ao pesquisar tipologias de eventos encontraremos infinitas possibilidades. Muitos “tipos” são semelhantes em seu formato e constituição, fazendo com que pertençam a um mesmo grupo, como eventos sociais, religiosos, profissionais etc.
Para inserir corretamente o evento na tipologia adequada, o RP, cerimonialista ou profissional capacitado, responsável pela organização e comunicação do evento, pode seguir alguns passos, como os sugeridos a seguir:
- Receber o briefing do contratante (instituição, entidade ou pessoa física);
- Planejar o evento atendendo às expectativas do contratante e público esperado;
- “Enquadrá-lo” corretamente em uma tipologia e, aí sim, trabalhar a comunicação/divulgação.
Dessa forma, é possível comunicar corretamente ao público-alvo a partir do formato do evento. É comum encontrarmos erros em divulgações de eventos, como no caso de tipologias trocadas. Ex.: mesa redonda x painel, encontro x semana, convenção x exposição, entre outros. Erro que pode passar despercebido pelo organizador, mas que pode ser grave para quem espera um determinado formato, mais participativo como uma mesa redonda, por exemplo, e ficar frustrado ao perceber que se trata de um painel, onde a plateia somente assiste aos participantes debaterem.
Para auxiliar meus amigos profissionais, abaixo uma breve relação das tipologias de eventos mais comuns com base nas definições da professora Ana Lukower.
1.EVENTOS SOCIAIS: Sem carácter comercial.
- Almoço banquete
- Café da manhã
- Brunch
- Chás
- Coquetel
- Festas ao ar livre
- Festas beneficentes
- Festa de debutante
- Jantar banquete
- Noivados
- Open House
2.EVENTOS PROFISSIONAIS: De caráter comercial, promovido por empresas ou entidades.
- Coffe break
- Colóquio
- Desfiles
- Leilões
- Visitas institucionais
- Condecorações
3. EVENTOS OFICIAIS: Cerimonial sempre com base em normas de precedência.
- Homenagens e premiações
- Inaugurações
- Assinaturas
- Posses
4. EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: Eventos ligados a áreas específicas.
- Ciclo de palestras
- Conferências
- Congressos
- Fórum
- Mesa redonda
- Painel
- Reunião
- Semana
- Seminário
- Simpósio
- Workshop
- Convenção
- Feira
5. EVENTOS ARTÍSTICOS
- Exposição
- Mostra
- Vernissages
6. EVENTOS CULTURAIS
- Concursos
- Entrevista coletiva
- Formaturas
- Tarde de autógrafos
- Torneio
7. EVENTOS RELIGIOSOS
- Bar e bat-mitzva
- Batizados
- Brit-miláh
- Casamentos
- Conclaves
- Primeira comunhão
#FICADICA – A pesquisa e busca constante por fontes confiáveis podem auxiliar na hora da classificação ideal para o seu evento. Na dúvida, não arrisque! É melhor classificar o evento entre as tipologias mais comuns do que pecar por querer dar um destaque maior do que o necessário.
Fonte recomendada: LUKOWER, Ana – Cerimonial e protocolo – Contexto, 2009.
Primeiramente agradeço e me sinto muito feliz de você me ter como referencia, é muita responsabilidade.
Fabio tocou em um assunto que muitas vezes, por incrível que pareça é relegado em último plano.
A tipologia de eventos e suas respectivas características são parte do que chamamos de detalhes que compõe um evento. Ora se um evento é uma ferramenta de comunicação nada mais lógico do que trabalharmos corretamente o conceito dos eventos e para isso conhecer e adequar qual seria o melhor evento para cada tipo de objetivo é o "start" para qualquer trabalho neste ramo.
Canso de ver muitos eventos com nomes que não lhes cabe em relação a estrutura e conceito, geralmente brinco com meus alunos em aula que o preferido dos nomes é simpósio, por ser uma palavra que enche a nossa bôca ao ser pronunciada os promotores do evento gostam da ideia e o público tem uma espectativa que se frustra ao deparar-se com algo que não corresponde a comunicação do evento.
Então vamos lá, vamos divulgar e promover os eventos corretamente!
Ana, que honra ter novamente um comentário seu aqui no blog relações, agora sim o post ficou completo. A própria referência fazendo suas observações é motivo de muita honra para mim. Estou atento as dicas e principais discussões na área para compartilhar com os leitores do blog. Divulgar e promover os eventos de forma correta é obrigação de um bom Relações Públicas e também dos cerimonialistas. Obrigado!
Bem legal o artigo.
boa noite! gostaria de saber sobre um evento especifico, no caso o PRÉ-CONGRESSO. o que ele aborda, qual a função ou objetivo. Já busquei tanto por essa reposta, mas achei um tanto vagas as que encontrei. Por favor, se puder me ajudar nessa questão serei muito grata.
Muito esclarecedor! Parabéns