Este post foi escrito por Tiago Cord. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!
Algumas marcas fazem parte da nossa história. Muitas delas carregam lembranças importantes de um tempo que, infelizmente, não volta. A Hot Wheels é uma destas marcas que lembrarei eternamente. Durante a minha infância, seus carrinhos em miniatura eram meus brinquedos favoritos. Passava tardes inteiras deitado do chão do meu quarto, ou no piso da cozinha, brincando com meus carrinhos e contando os dias que faltavam para a próxima data festiva – aniversário, Natal, Páscoa, Dia das Crianças – ocasião em que implorava ao meu pai para que me presenteasse com mais uma miniatura.
Lembro de me divertir imaginando corridas, fazendo ultrapassagens incríveis e acrobacias malucas. Tudo isso com nada mais do que alguns carrinhos, minha imaginação e alguns outros brinquedos que serviam de obstáculo. Muito provavelmente a Hot Wheels foi responsável pela minha paixão por automóveis e, muito possivelmente, culpada por despertar este mesmo sentimento em tantas outras pessoas.
Com a popularização dos videogames, no início dos anos 90, e mais recentemente com o “boom” da internet nos anos 2000, as brincadeiras analógicas (criei este termo agora) deram lugar às brincadeiras virtuais. O videogame tornou-se o sonho de consumo das crianças, a internet tornou-se um importante meio de entretenimento e passou a ser utilizada cada vez mais cedo pelos baixinhos (esse termo eu roubei da Xuxa). Tudo isto alterou a forma com que as crianças brincam e se divertem nos momentos de ócio. Mas, e como fica a marca Hot Wheels nesse panorama? Como conectar-se com este publico que passou a abandonar as miniaturas de carrinhos e a utilizar o videogame e o computador para brincar e se divertir?
A Hot Wheels resolveu apostar na estratégia de Branded Content, também conhecido como Adverteinment ou Comunicação por Conteúdo. A estratégia é baseada na criação de conteúdos que busquem levar entretenimento e experiência ao consumidor, juntamente com os valores da marca. Desta forma, a Hot Wheels passou a diversificar sua comunicação com diferentes ações que tinham como objetivo primordial serem interessantes e atraentes para o seu público jovem. Seguindo esta estratégia, criou jogos de videogame, desenhos animados, filmes, revistas em quadrinhos e uma série de ações de comunicação. Na Internet, criou diversos minijogos em flash que podem ser jogados online, sem a necessidade de download ou de máquinas muito potentes. Além disso, postou em seu canal no YouTube diversos vídeos recriando suas pistas de corridas, com direito a loops, saltos e acrobacias. Porém, uma das ações que me chamou mais atenção, seja pela utilização do recurso de stop motion, seja pelo belo trabalho de edição, foi a corrida interativa intitulada de Hot Wheels Custom Motors Cup.
A ação executada no canal da empresa no YouTube simula uma corrida interativa em que, por meio de uma série de vídeos, o usuário participa de uma corrida com os carrinhos da marca. As corridas acontecem em três pistas diferentes, cada uma possibilitando mudanças nos veículos, como a adição de armas, rodas, suspensão elevada, etc . As mudanças alteram o visual e também afetam o desempenho do usuário nas disputas. Os vídeos possuem finais diferentes, dependendo das escolhas do usuário que podem resultar em uma infinidade de resultados.
Além de genial, a ação é muito bem montada e executada, garantindo a diversão dos usuários e levando-os a descobrirem as diferentes possibilidades da história. Eu mesmo joguei por mais de 10 vezes buscando sempre desvendar o que determinada modificação em meu veículo ocasionaria na corrida. A ação cumpre o seu papel ao transmitir ao público os mesmos conceitos explorados pela empresa, corridas radicais repletas de velocidade levando às crianças muita diversão. Além disso, a Hot Wheels foi competente ao criar uma forma bem criativa de interação entre marca e usuário.
Ficou curioso? Acesse a Hot Wheels Custom Motors Cup e tente você também vencer esta corrida.
Tiago Cord (@tiagocord) tem 24 anos e é formando de Comunicação Social – Hab. em Relações Públicas, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FABICO/UFRGS. É “apaixonado por carros, por comunicação, por videogames, não necessariamente nesta ordem. Fez dos carros sua coleção, da comunicação sua profissão e dos videogames sua distração.”.
Você também quer publicar um post no #Blogrelacoes? É fácil, visite a página “Você no #Blogrelacoes” e veja como!
Fontes:
Imagens: Google Images