Nome é aquilo que te identifica e te diferencia, pode ser longo, complicado, um sobrenome, mas é também o que te torna único. Estranho isso?
Em um projeto de branding, também criamos o nome de uma empresa por diferentes motivos:
1- a criação de uma nova empresa | negócio
2 – em um momento de fusão, quando uma terceira entidade é criada
3- o nome de outras empresas dentro do mesmo grupo
4- nome de produtos
De maneira geral, um nome sempre é criado após a definição do posicionamento da marca e
deve traduzir a mensagem que organização quer passar.
Por isso, existem muitos caminhos para criação: pode ser abstrato (Google), descritivo (Pizza Hut) e até uma sigla (BMW), etc.
Até chegar ao nome final, são muitas etapas, pois de uma lista gigantesca criada, é preciso checar a disponibilidade no INPI (isso no Brasil, pois cada país tem um órgão responsável) para ver se não tem nenhum registro, depois um check nos países de operação do negócio para verificar disponibilidade de uso e também de significado para não ter nenhuma gafe, olha só alguns exemplos:
Para resumir, nome é mais um ponto de contato estratégico, afinal o que adianta comprar todas as fábricas da Coca-Cola e não ter o direito de usar esse nome?
Quer ler mais sobre esse assunto? Passa lá no site da Intebrand. ( Conteúdo em inglês)
Este assunto me interessa demais, talvez porque atuei por três anos nesta área em escritório de design. Por isto, tomo a liberdade de indicar algumas fontes: como o livro "Naming: O nome da Marca" (http://www.2ab.com.br/naming-o-nome-da-marca-p949), o Guia de Identidade Visual e Naming da Associação Brasileira de Anunciantes, em PDF (http://www.aba.com.br/guiasdemelhorespraticas/pdf/Identidade.pdf) e ainda o blog Naming Brasil, embora esteja meio parado (http://namingbrasil.blogspot.com.br).