Ao ver a imagem que ilustra esse post na timeline do Gil Giardelli, tive o insight necessário para o meu post do mês no blog.
Tem sido cada vez mais comum notícias de crianças que realizaram movimentos nas redes sociais. Isso joga por terra a irônica frase “revolução do sofá”. Tudo que elas desejam é que a suas atitudes gerem resultados.
Uma das primeiras notícias que soubemos foi sobre Rachel Beckwith, garotinha americana que no seu aniversário de 9 anos pediu doações para uma ong. O objetivo era doar US$ 300 para levar água à comunidades carentes na África. A garotinha acabou falecendo após um acidente de carro e ao saberem de sua iniciativa, pessoas continuaram com seu desejo doaram US$ 165 mil.
A segunda e com bastante divulgação foi outra garotinha de 9 anos, a inglesa Martha Payne que fotografava o lanche de sua escola e publicava em seu blog. O blog tornou-se conhecido e muito visitado, fazendo com que a escola mudasse o seu cardápio. Martha ganhou incentivo até do chef Jamie Oliver. E não ficou só nisso, ela fez um movimento e arrecadou via internet, 100 mil libras em doações para a Mary’s Meals (Refeições da Mary) o equivalente a R$ 320 mil. A ideia é construir uma cozinha na África, além disso ela está escrevendo um livro com a ajuda de seu pai.
A atitude de Martha motivou a brasileira Isadora Faber e seu Diário de Classe, a mudar a realidade de sua escola em Florianópolis e incentivou outras crianças a colocar a boca no trombone por mudanças suas escolas.
Mas nem sempre o movimento ou a ação é para ajudar muitas pessoas, as vezes é para ajudar um animal em particular. É o caso de Cole e sua cachorra Bingo. Cole tem uma doença rara e a cachorra o ajuda quando ele fica sem respirar. Acontece que a cachorra foi diagnosticada com uma doença e tem pouco tempo de vida. A mãe de Cole o ouviu dizendo a Bingo que iriam fazer uma série de coisas juntos antes dela partir e colocou os desejos dele no Facebook. As coisas são simples como dar uma volta no quarteirão, ir ao fliperama, uma sessão de fotos dos dois.. a mais difícil era Bingo ganhar um biscoito canino de cada parte do mundo. Ai que entrou o movimento, Bingo já recebeu milhares de biscoito.
E por que esta geração faz? Simplesmente porque quer e acredita em seu gesto. Algo que os adultos muitas vezes só fazem para atrair mil likes em uma fan page. Que tal aprendermos com as crianças?
As crianças são muito mais críticas e analíticas do que os adultos exatamente pela falta de filtros e experiência. Expressam seus sentimentos de forma mais clara, e acima de tudo elas entendem nosso mundo de uma forma que a maioria dos adultos não consegue entender: simples e claramente. Mas tudo isso pra dizer uma coisa simples (nós adultos precisamos florear e dar voltas até chegar nos assuntos): a internet nos conecta. Se escrevo algo, outros lêem e se relacionam com isso. Assim, se eu fizer um pedido, posso muito bem ser atendido. Essa dinâmica simplesmente não é percebida/entendida por muito adultos (muitos mesmo… a maioria eu diria, e quanto mais velho, maior essa "não compreensão").
Para muitos a internet não passa de uma mídia (nos melhores casos) ou um brinquedo (nos piores casos). Sem entender o impacto dela em nós e nas gerações futuras… nós simplesmente estamos perdendo a final da história que começou lá nos anos 30 com os Beatnicks, ou um pouquinho antes com os impressionistas… ;]
Olá Zee,
Muito bem comentado. Obrigad. Beijos