Muitas vezes falar sobre marcas é falar de percepção, é difícil colocar em pauta algumas sensações que uma marca pode transmitir. Como traduzir todos os valores? Como falar com tantos stakeholders? Como alinhar cada mensagem?
A forma mais encantadora é sempre a identidade visual, ela é o ponto de contato mais tangível de uma marca, somada aos elementos visuais (equities) que juntos traduzem a estratégia pensada.
Pensando nisso, resolvi falar sobre as marcas mutantes, o nome é bem feio, mas a ideia é muito boa.
Marcas mutantes, são logotipos criados para se adaptar as necessidades de cada público na hora em que a marca se apresenta, sim, ele muda de cor, tem diferentes formatos e tem ocasiões específicas para aparecer.
Se pensarmos que o logotipo é parte mais visível da marca e que a consistência é uma das formas de garantir reconhecimento, adotar as marcas mutantes é uma mudança bem grande no branding e também uma tendência, pois ao seguir por esse caminho criamos marcas mais sociáveis e mais humanas.
Existem diversas formas de uma marca adotar esta estratégia:
Nascer mutante
USA Today
Passou recentemente por um processo de rebranding e assumiu uma nova identidade, moderna e que rompe com o seu mercado.
O redesenho da marca aconteceu em 2009 e a ideia foi criar uma marca multifacetada para representar a diversidade da comunidade, a vibração da cidade e as questões ligadas a sustentabilidade.
A qualidade do trabalho é impressionante, dá para ver tudo no Behance.
Fonte: Imagem Behance | Conteúdo: canal oficial de Melbourne no Youtube
Apoio a uma causa
GE do Brasil
O mês de outubro é o mês oficial da luta contra o câncer de mama, a GE do Brasil, é uma das apoiadores do movimento e durante este mês além de compartilhar conteúdo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer também mudou a cor do logotipo para rosa, cor oficial do movimento.
Contar histórias
Com os doodles o Google sempre muda de cara sem perder sua personalidade.
Os doodles são surpreendentes podem aparecer como imagem ou totalmente interativo como aconteceu nas Olimpíadas. É a forma que a marca encontrou para celebrar feriados, aniversários, artistas famosos, cientistas entre outros.
Então a escolha da roupa, fica a critério da ocasião, mas só se fizer sentido aos negócios 😉
Até o próximo post.
Fonte geral: obeservatorio de marcas | foto incial: bippityboppityboo
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