• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Mídias sociais permitem que você seja o técnico do time e que conheça mais a respeito de um ponto turístico. Como? Eu explico!

Mídias sociais permitem que você seja o técnico do time e que conheça mais a respeito de um ponto turístico. Como? Eu explico!

Carol Terra by Carol Terra
5 de outubro de 2012
in Opinião
5
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Sou apaixonada por iniciativas inteligentes e bem planejadas de mídias sociais. Até aí, nenhuma novidade. O que me chamou a atenção nos últimos dias foram duas ações que posso classificar como sensacionais.

A primeira vem de Portugal e é uma ideia simples, mas genial: a calçada de Chiado, em Lisboa, traz um QR Code com informações a respeito daquele ponto. O turista aciona o seu leitor de QR Code e passa a ter acesso a conteúdo sobre aquele local. A iniciativa foi levada também para Barcelona e dizem por aí que vão trazê-la também para as calçadas do Rio de Janeiro. Matam-se “dois coelhos com uma paulada só”: une-se a tradição dos trabalhos dos calceteiros e o vigor, a rapidez, a capacidade de gerar hiperlinks das mídias sociais.

A segunda ideia que mexe com o on e o off-line vem da África do Sul, da cerveja Carling Black Label Beer e a proposta é empoderar o torcedor de futebol como sendo o técnico os times que gosta (Be the Coach).

A empresa promoveu um torneio entre dois times de futebol rivais – Kaizer Chiefs e Orlando Pirates – em que os torcedores poderiam se transformar nos técnicos. Comprando a cerveja, o torcedor tinha acesso a um código que deveria ser usado para interagir com a marca via smartphones. Em posse do código, o usuário podia fazer substituições ao vivo, escolher quem saía jogando e quem ficava no banco. Como resultado da ação interativa e participativa (veja o vídeo aqui), a marca registrou 10 milhões e meio de votos em sete semanas de campeonato, aumento de 450% na fanpage da Carling, 600% de aumento no número de seguidores no Twitter e 83 milhões de Rands (moeda local) foram gerados em mídia espontânea. E o jogo em si, não poderia ter terminado melhor: uma final com disputa de pênaltis, mostrando que as escolhas do consumidor foram, no mínimo, adequadas, pois ambos os times chegaram competitivos ao fim.

http://youtu.be/etmzOOtNCIk

Quer mais do que isso? O tremendo engajamento gerado com a marca por meio de uma ação como essa.

O grande desafio daqui pra frente? Manter esse público todo engajado, envolvido e participativo nas iniciativas da marca. Gol da Carling, na minha opinião!

Ah, sobre o QR Code, quem sabe ao subir as escadarias do Cristo Redentor, no RJ, a gente não tenha acesso a informações históricas, olhando-se, simplesmente, para o chão! 🙂

 

OS: obrigada, @Juliana Monteiro, pelas dicas de ações.

Tags: destaquemídias sociaisRedes Sociais
Previous Post

Com que roupa eu vou?

Next Post

Abracom promove o curso Agências e Tributos

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post

Abracom promove o curso Agências e Tributos

Estamos céticos demais

Estamos céticos demais

A oralidade como fator de relacionamento: base da contação de histórias

A oralidade como fator de relacionamento: base da contação de histórias

Comments 5

  1. @gabistoppelli says:
    13 anos ago

    Adorei o post, Carol!

    Responder
    • Carolina Terra says:
      13 anos ago

      Gabi, volte sempre! Será um prazer recebê-la aqui! 🙂

      Responder
  2. Pedro Prochno says:
    13 anos ago

    Carol, são duas ideias geniais eim!
    Eu gostei mais da do mosaico português. Achei mais original, algo óbvio (são pedrinhas que formam, naturalmente, QR-Codes) e ninguem "pensou nisso antes". No Rio e nas antigas calçadas de SP poderiamos fazer tbm! É uma maneira simples de manter pontos de ajuda aos turistas, só falta pensar em pontos wi-fi junto para que ninguem sofra sem conexão né?

    Bjs

    Pedro Prochno

    Responder
    • Carolina Terra says:
      13 anos ago

      Pedro, certamente é uma ideia maravilhosa que tende a se espalhar mundo afora, né? Assim esperamos aqui no Brasil! E nós, como criativos que somos, espero que pensemos em outras ações ainda mais bacanas! Beijão.

      Responder
  3. Pingback: Ação em mídias sociais é muito mais do que apenas anunciar nos blogs | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.