Primeiro post do ano sempre é um desafio e então me perguntei: “qual o desafio das campanhas e criações?”. Muitas respostas apareceram, mas vou focar no ponto que eu, particularmente, sinto como profissional e vejo como consumidora: vender a marca e não apenas o produto.
Hoje, o que diferencia um produto do outro no PDV não é só o preço ou a qualidade, já que todos são muito competitivos entre si. O novo critério de escolha e poder de compra é a marca. Não marca por marca, como “artigo de luxo” apenas, mas o valor que ela agrega, benefícios além da função a qual se destina aquele produto, a transparência e a relação que ela vem construindo com seu público. Isso não é novidade e já conseguimos ver essa aproximação das marcas com seus clientes/consumidores, em grande parte, com suas atuações em redes sociais, abrindo diálogo. Mas como isso vem impactando a publicidade, por exemplo?
E como primeiro post do ano, vou usar como exemplo a primeira propaganda que vi em 2013 que traz nitidamente esse cenário: o “Além da Cozinha” do McDonald’s. Desde o ano passado, a rede já vem com uma nova estratégia de comunicação que tem como mote tirar as dúvidas dos seus consumidores em relação aos seus sanduíches e ingredientes. Quem nunca ouviu que o hambúrguer é feito de minhoca? – um clássico essa não? rs
Tudo começou no Canadá, com o projeto ‘Our Food, Your Questions’, em que o consumidor manda sua pergunta e o McDonald’s responde! O primeiro vídeo explica a diferença entre as fotos que vemos dos lanches e como eles realmente são, quando fazemos o pedido. No caso, a diretora de marketing (sim, a diretora de marketing do McDonald’s do Canadá) mostra o passo-a-passo de um anúncio com o Quarteirão com Queijo e compara com um que ela compra, na hora, em uma loja real.
Depois deste, vieram outros, inclusive mostrando como são feitos os hambúrgueres para acabar com o mito…
…e outro que mostra como é feito o molho do Big Mac e, melhor ainda, como fazer um em casa!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rcu4Bj3xEyI
Com todas essas iniciativas internacionais, muitos comentavam que faltava algo assim no Brasil, quando chegaria uma ação dentro dessa estratégia por aqui. Chegou!
Começou a veicular esses dias o primeiro filme da campanha, convidando o consumidor a conhecer a origem dos ingredientes e como são produzidos. No site tem os outros filmetes e imagens para mostrar os bastidores da carne, alface e a irresistível batata da rede de fast food. Essa comunicação foi lançada aqui no Brasil e em mais 17 países da América Latina (obs.: a agência responsável é brasileira!).
http://www.youtube.com/watch?v=ozoSjqy0ahg
Trazer seu público para dentro da marca, permitir que participe, colabore, entenda e se sinta parte dos pilares que a marca quer construir. Isso é nítido com as redes sociais com o diálogo que é estabelecido, com o conteúdo que é compartilhado. Mas, como a faculdade ensina, a comunicação integrada, é essencial. Acho que esse continua sendo o desafio em 2013.