Não gosto muito de inventar mais e mais termos para falar das coisas de sempre, mas para o primeiro post do ano achei que valia a pena começar falando sobre carreira.
Lembra que branding é “marcar”? Se uma marca tem que ter um posicionamento claro, nós como profissionais também, é importante descobrir o que queremos fazer e trilhar um caminho. Para isso acontecer de forma consistente, é preciso desenvolver o tal do “branding pessoal”.
Mas como delimitar e encontrar o que é importante?
O ano passado, o #Blogrelacoes recebeu um convite para participar do curso de Marketing para Jornalistas e Assessores de Imprensa, com o professor Marcelo Miyashita na Faculdade Cásper Líbero (e desde já deixo claro que estou escrevendo sobre isso por pura e espontânea vontade, isso não é um publieditorial) e fui eu quem participou durante dois dias das aulas.
A sensação de voltar para a sala foi tão gostosa, refrescar a memória, aprender os novos termos do mercado e principalmente conhecer gente e profissionais renomados, foi a partir daí que comecei a pensar no branding pessoal.
Então, para construirmos o nosso posicionamento é necessário aproveitar todas as chances de conhecer coisas novas, de trocar ideias e de somar experiências com pessoas de realidades distintas, estava eu lá sentadinha como aluna com várias jornalistas, ouvindo, entendendo como as diferentes visões constroem bons projetos, sim porque também exercitamos nossa criatividade.
Estar aberto ao novo é uma boa forma de se aprimorar, é uma ótima maneira de decidir quem você quer ser. Lembre-se, assim como as marcas o nosso posicionamento pode ser revisto de tempos em tempos, então, não há perigo em mirar no seu propósito
Para fechar, o Valor Econômico recentemente publicou um estudo feito pela Oxford Economics e Towers Watson sobre as habilidades necessárias para os talentos futuros, comece a pensar e invista no que está ao seu alcance.
Leia mais sobre o estudo clicando aqui.
Fonte imagem: Tumblr hemingwaycool
Em tempos de marcas, nossa assinatura pessoal e simbólica diz mais sobre nós do que pensamos. Para quem tiver interesse em entender um pouco mais sobre branding pessoal, tomo a liberdade de indicar a leitura de um livro bem legal que li há alguns meses. Chama-se "Personal Branding -Construindo sua Marca Pessoal" escrito por Arthur Bender. Uma leitura fácil, dinâmica, com exemplos do dia a dia e que pode ajudar quem pretende desenvolver um pouco mais pontos positivos de sua própria marca.
Bacana o post.
Abraços,
Dayane Azeredo
Olá Dayane,
Obrigada por acrescentar mais referências ao post, quando tiver, pode compartilhar sempre.
Um abraço
Dani Tavares