Eu adoro o Egito! Não à toa foi pra lá duas vezes já! Era o sonho da minha vida e as duas viagens foram bem diferentes. Na primeira vez eu fui como um bom turista: Guia, ônibus fretado, hotéis, passeios típicos e tudo mais. Já desta segunda vez (em dezembro de 2012) a coisa mudou de figura. Fui pelo Rotaract, fui conhecer gente, a cultura local, o modo de viver dos egípcios. Isso claro sem mencionar que foram dois egitos completamente diferentes. O 1º, em 2008, tinha Hosni Mubarak, o ditador; já o 2º, agora em 2012, era o Egito pós primavera árabe, já com a “democracia” de Mohamed Mursi.
Foi nesta segunda viagem que conheci a Mona Arslan, uma egípcia de Alexandria que trabalha e estuda as Redes Sociais. Em um café de Alexandria resolvi bater um papo com ela sobre como ela vê e o que pensa sobre o papel das Redes Sociais neste país que está começando a se abrir para tais tecnologias. Você confere o papo no vídeo abaixo.
E ai, o que achou?
Oi Pedro, que bacana!
Gostei demais do Egito quando fui pra lá em 2009. Caminhei pela praça Tahir, cenário de tantas manifestações sociais pouco tempo depois. Parabéns por ter considerado essa entrevista durante a sua viagem. Muito interessante.
Olá Elaine,
O Egito é encantador mesmo. Da primeira vez também passei pela Tahir, museu do cairo e tudo soba influência de Mubarak, agora mudou bastante.
Obrigado pelo elogio.
Abraços
Pedro Prochno
@prochno