Comecei a observar e percebi que muitas marcas estão ampliando o seu portfólio. Não sei se é só impressão, mas me deparei com alguns exemplos que chamaram minha atenção, então, resolvi compartilhar com vocês e aproveitar para falar um pouco sobre extensão de marcas.
Extensão de marca não é nada complexo a primeira vista, é só pensar assim: tudo bem se a sua marca preferida de perfume vender homespray? Mas e se uma marca especializada em bolsas de couro passa a vender cortador de grama?
Em branding, quando estudamos extensão de marcas, levamos em consideração a elasticidade que o portfólio de uma empresa pode ter, analisamos se faz sentido investir em tantas categorias ou quais dessas categorias tem mais “fit” com a marca.
É mais ou menos assim, vou estudar o universo que a marca está inserida, como são os principais públicos, quais são os hábito de consumo desses públicos e ai em “grupos” começamos a identificar o que é uma extensão próxima ao posicionamento da marca, até o mais distante. Normalmente nesse processo é que nascem as inovações.
Agora, os exemplos que andei vendo por aí:
Victorinox
DE
PARA
Fofo
DE
PARA
Tramontina
DE
PARA
E vocês o que acham dessas extensões?
Imgens: Swiss Army | Victorinox | Mercado Livre | Blog Vila Mulher
Dani, parabéns pelo texto, as extensões de marcas como Victorinox acredito válida, por trabalhar um aspecto muito importante da marca: sua origem suíça, faz todo sentido quando ela trabalha o desenvolvimento de produtos como relógios e chocolates, por serem ícones suíços, sinônimos de qualidade. Já no caso da Tramontina, acredito que extrapola um pouco o universo da marca.