Desafio inerente aos comunicadores: impactar o público. Para cumprir essa missão, uma variedade de ferramentas.
Nós somos diariamente bombardeados por veículos de comunicação impressos, online, TV, redes sociais, outdoors (em São Paulo vale aqueles de ponto de ônibus, por exemplo) entre outros. E com tudo isso, será que de fato alcançamos nosso target? E se alcançamos, impactamos?
No último mês me deparei com três campanhas que me impactaram e me impactaram porque, na minha opinião, buscaram um canal que até então não tinha visto: a música. Na rádio, tradicionalmente, as campanhas são veiculadas no espaço comercial, assim como na televisão, mas o Itaú, a C&A e, mais recentemente, a FIAT usaram a programação da rádio para enviar suas mensagens.
Itaú
O grupo bancário está com uma série de campanhas para humanizar a marca, para se aproximar dos (futuros) clientes, entre elas a #issomudaomundo. No filme para TV, o Itaú usa como trilha sonora a música “Change the World”, do Eric Clapton, mas na voz na cantora Blubell. Eu adorei a campanha, mas gostei mesmo quando, no meio das músicas da rádio, voltando pra casa, a música tocou inteira e sem a chamada do Itaú. Como eu já havia assistido o filme diversas vezes, não foi preciso fechar a canção com “Itaú blá blá blá”, eu já “liguei” música à marca (e ainda cantei junto na rádio rs!).
http://www.youtube.com/watch?v=nTf-EMc1Sec
C&A
A segunda vez que fui impactada por uma estratégia similar foi com a campanha de Dia dos Namorados da rede fast fashion. Novamente, no meio da programação da rádio, começa a tocar a música da cantora britânica Rita Ora, que estrela a nova coleção da marca. Ao final da canção, uma chamada com algo como “Rita Ora, estrela da coleção de Dia dos Namorados da C&A que chega às lojas no dia 21 de março”. Nem tinha visto a campanha da TV, mas entendi a mensagem e me interessei em conferir a coleção. Voilá!
http://www.youtube.com/watch?v=r9DvPeWq37Q
FIAT
Por fim, essa semana me deparei com a campanha da FIAT. A fabricante de automóveis, assim como muitas marcas, está produzindo ações de comunicação em função da Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil. Nesse caso, a música foi “customizada”: convidaram o cantor Falcão, da banda O Rappa, para interpretar uma canção criada com o mote #VempraRua, convidando os brasileiros a torcerem pelo País. Como nos casos acima, a música também foi veiculada entre as músicas recorrentes da programação e ao final uma chamada relacionando à canção à marca.
http://www.youtube.com/watch?feature=trueview-instream&v=QV1w6rFlKWw#aid=P5uVsYHGHiA
Diferente de muitos spots, as três campanhas chamaram atenção, porque eu, como muitas pessoas (creio eu), trocam de estação de rádio na hora do break e, assim, não são impactadas pelas mensagens publicitárias. Essas marcas buscaram outra forma de chegar até nós, público, e com um canal de comunicação que nos agrada – a música. E não é música = jingle. É música que poderíamos escutar normalmente na programação da nossa cantora ou cantor favorito. E assim eles o fizeram…mas com um toque de branding 😉