• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

Alfinetada pelas mídias sociais. Pode isso, Arnaldo?

Carol Terra by Carol Terra
5 de julho de 2013
in Opinião
4
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Que as pessoas troquem farpas pelas redes, tudo bem. Agora, as marcas também? Será que essas indiretas são bem vistas pelos consumidores?

Um caso que me chamou a atenção disse respeito a duas das maiores marcas globais: Coca-Cola e Pepsi.

Por ocasião da Copa das Confederações, a Coca resolveu colorir as latas e lançar o mote “Vamos colorir juntos o Brasil”.

 

 

 

 

Uma das latas criadas pela gigante dos refrigerantes era muito similar às cores da concorrente: a Pepsi.

 

 

 

 

 

 

Pensando nisso, a Pepsi viu nessa ação da Coca uma oportunidade para alfinetar a concorrente e se mostrar bem humorada para seus consumidores e fãs. A ação se deu, obviamente, no fórum mais interativo possível, na fanpage da Pepsi no Facebook.

 

 

 

 

 

 

O fã da Pepsi que é, ao mesmo tempo, “hater” da Coca-Cola vibrou com a ação. Mas, e o consumidor comum que gosta de ambas as marcas, como viu a ação?

Já os fãs da Coca preparam até uma reação da marca:

 

 

 

 

 

 

 

E, você, o que acha da ação? Ousadia ou agressão gratuita?

Aguardo os comentários de vocês para me posicionar. 😉

Tags: Coca-Coladestaquemídias sociais
Previous Post

Congresso de Comunicação Empresarial debate engajamento e desafios das lideranças no Rio de Janeiro

Next Post

RP é TOP10 em geração de vagas, #SoQueNao

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
RP é TOP10 em geração de vagas, #SoQueNao

RP é TOP10 em geração de vagas, #SoQueNao

Graduado em RP é gestor e nosso CBO é o 1423!

Graduado em RP é gestor e nosso CBO é o 1423!

JMJ2013 – Protocolos e mudanças no discurso do Papa

JMJ2013 - Protocolos e mudanças no discurso do Papa

Comments 4

  1. Pedro Prochno says:
    12 anos ago

    Eu, particularmente, acho que marcas tem sim que aproveitar oportunidades. Agora uma ficar tirando sarro da outra… é……. não sei não.
    Lembro dos casos do KitKat X Oreo e do Pinguim com a Revista Nova, que você mesma falou aqui no #Blogrelacoes (https://blogrp.todomundorp.com.br/2013/04/kit-kat-e-oreo-pinguim-e-nova-definitivamente-uma-nova-postura-e-relacao/) Foram interessantes mas "rispidos" tbm se analisarmos com frieza.

    Acho que no caso do Pinguim, foi legal. No KitKat X Oreo a oreo ganho na sacada de "encerrar" a brincadeira de uma maneira divertida ainda que "valorizando" o concorrente. Já na Pepsi X Coca-cola, perderam um pouco a mão….

    Responder
    • Carolina Terra says:
      12 anos ago

      Eu também acho, Pedro. Acho que quiseram ser virais, engraçados e sarcásticos. Eu, particularmente, não gosto desse tom! Beijos.

      Responder
  2. Ariane Feijo says:
    12 anos ago

    Achei interessante o post… A verdade é que as ações da Pepsi historicamente vem na carona das ações da Coca. É difícil dizer se é erro de timing da segunda colocada ou mesmo mérito da primeira que tb erra, mas o que ficam mesmo são os seus belos acertos. Parece que a Pepsi ganha visibilidade mais pelos seus #fails do que pelos seus acertos. Acho a postura de "se aproveitar" da "falha" da concorrente para chamar a atenção meio nada a ver… Me soa como estar sempre olhando o que o concorrente está fazendo para dar o próximo passo e isso claramente coloca-a um passo atrás. Nesse sentido, o exemplo do Oreo x Kit Kat, que acaba até valorizando o concorrente, do tipo "olha, vcs são bons, mas nós somos ainda melhores por sair por cima" me agrada mais… 🙂 Abs!

    Responder
  3. Carolina Terra says:
    12 anos ago

    Ariane, obrigada pelo comentário. Como disse pro Pedro, acima, também achei que perderam um pouco a mão…Quem é super fã de Pepsi, adorou. Quem é fã de Coca, se magoou e quem gosta das duas, ficou estarrecido com a postura. Vamos acompanhando! Abs!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.