Que as pessoas troquem farpas pelas redes, tudo bem. Agora, as marcas também? Será que essas indiretas são bem vistas pelos consumidores?
Um caso que me chamou a atenção disse respeito a duas das maiores marcas globais: Coca-Cola e Pepsi.
Por ocasião da Copa das Confederações, a Coca resolveu colorir as latas e lançar o mote “Vamos colorir juntos o Brasil”.
Uma das latas criadas pela gigante dos refrigerantes era muito similar às cores da concorrente: a Pepsi.
Pensando nisso, a Pepsi viu nessa ação da Coca uma oportunidade para alfinetar a concorrente e se mostrar bem humorada para seus consumidores e fãs. A ação se deu, obviamente, no fórum mais interativo possível, na fanpage da Pepsi no Facebook.
O fã da Pepsi que é, ao mesmo tempo, “hater” da Coca-Cola vibrou com a ação. Mas, e o consumidor comum que gosta de ambas as marcas, como viu a ação?
Já os fãs da Coca preparam até uma reação da marca:
E, você, o que acha da ação? Ousadia ou agressão gratuita?
Aguardo os comentários de vocês para me posicionar. 😉
Eu, particularmente, acho que marcas tem sim que aproveitar oportunidades. Agora uma ficar tirando sarro da outra… é……. não sei não.
Lembro dos casos do KitKat X Oreo e do Pinguim com a Revista Nova, que você mesma falou aqui no #Blogrelacoes (https://blogrp.todomundorp.com.br/2013/04/kit-kat-e-oreo-pinguim-e-nova-definitivamente-uma-nova-postura-e-relacao/) Foram interessantes mas "rispidos" tbm se analisarmos com frieza.
Acho que no caso do Pinguim, foi legal. No KitKat X Oreo a oreo ganho na sacada de "encerrar" a brincadeira de uma maneira divertida ainda que "valorizando" o concorrente. Já na Pepsi X Coca-cola, perderam um pouco a mão….
Eu também acho, Pedro. Acho que quiseram ser virais, engraçados e sarcásticos. Eu, particularmente, não gosto desse tom! Beijos.
Achei interessante o post… A verdade é que as ações da Pepsi historicamente vem na carona das ações da Coca. É difícil dizer se é erro de timing da segunda colocada ou mesmo mérito da primeira que tb erra, mas o que ficam mesmo são os seus belos acertos. Parece que a Pepsi ganha visibilidade mais pelos seus #fails do que pelos seus acertos. Acho a postura de "se aproveitar" da "falha" da concorrente para chamar a atenção meio nada a ver… Me soa como estar sempre olhando o que o concorrente está fazendo para dar o próximo passo e isso claramente coloca-a um passo atrás. Nesse sentido, o exemplo do Oreo x Kit Kat, que acaba até valorizando o concorrente, do tipo "olha, vcs são bons, mas nós somos ainda melhores por sair por cima" me agrada mais… 🙂 Abs!
Ariane, obrigada pelo comentário. Como disse pro Pedro, acima, também achei que perderam um pouco a mão…Quem é super fã de Pepsi, adorou. Quem é fã de Coca, se magoou e quem gosta das duas, ficou estarrecido com a postura. Vamos acompanhando! Abs!