Como já comentei aqui, o desafio de comunicação ao atuar no terceiro setor é engajar as pessoas para que se mobilizem por uma causa e, assim, doem. Para fazer isso, muitas ferramentas e meios já foram usados como arrecadação como, por exemplo, bazar beneficente, programas de TV, campanhas publicitárias, inscrições de provas de corridas de rua, entre outros. Mas ontem fui surpreendida novamente rs! Me deparei com um case que encontrou uma forma totalmente inusitada de chamar a atenção do público na correria do dia a dia e pedir uma pequena contribuição que, pras ONGs, pode fazer muito!
A AACD, em parceria com a lavanderia 5àSec, unidade de Moema, transformou o bolso de peças de roupa em mídia! Como assim? Você deixa a sua roupa para lavar e, na hora da retirada, a atendente avisa que havia esquecido uma nota de 10 reais no bolso, mas que ela guardou e deixou no lugar para que possa encontrar. Ao procurar pela nota, encontra a seguinte mensagem:
O dinheiro esquecido que pode não fazer falta para você, pode ajudar na reabilitação de milhares de crianças.
Mais: um QR Code que redirecionava para que pudesse efetuar sua doação naquele momento. GENIAL.
Melhor que explicar o case, é ver na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=e65kjJdm98Q