Brian Solis lançou no começo do ano o livro “What’s The Future of Business” e nele usou “Wheel of Disruption”ou ”força de desruptura”, como um termo que mostra como as empresas devem trabalhar inovação e rapidez nos seus produtos e serviços. Através do Real Time, Mobile e Social, devem ativar e impactar a sua comunicação de marca, conforme o infográfico abaixo.
Mas o que é o Real-Time Marketing?
Apesar do termo Real-Time Marketing (RTM) ter sido mencionado por volta de 1990, (na época em que surgiram os primeiros sistemas de CRM e não havia uma gestão em tempo real), o imediatismo do mundo atual faz com que esse tipo de estratégia seja, não só aplicado, como de suma importância para ser adotado por uma marca.
Palavras e ações novas não param de surgir, nesta época do “agora”, “ou para já” São exemplos do Real Time Marketing o Real-time advertising, real-time response marketing e newsjacking, processos que se aproveitam do fato dos consumidores estarem sempre conectados e estarem abertos para ações que permitam para a marca um capital de reconhecimento em grande escala e cujo impacto será traduzido a médio e longo prazo em brand recall.
Segundo Brian Solis, há dois tipos principais de ações no Real-Time Marketing
Breaking News – mais conhecido como Newsjacking (termo que ficou popular através de David Meerman Scott) que é quando o conteúdo se aproveita de fatos do momento para ganhar audiência. Essa ação pode ser criada em site, blog, Twitter, Facebook ou outras plataformas sociais.
Como neste exemplo em que o biscoito Oreo aproveitou o nascimento do filho do Príncipe William para brincar com leite, Oreo e preferência.
Ongoing Threaded Topics – é quando há acompanhamento dos temas de conversa de uma audiência ou comunidade, para identificar tópicos onde a marca possa obter bons resultados através da publicação de opiniões de seus consumidores. São os consumidores agindo como advogados da marca e influenciando suas redes.
Sendo assim, é possível afirmarmos que o ambiente digital é propício para que os resultados do Real Time Marketing tenham mais solidez pela rapidez com que os fatos, imagens e conteúdos se propagam nas redes,e principalmente pelo fato de serem compartilhados de maneira espontânea pelos usuários e gerem mais resultados positivos para a comunicação de marca.
Comments 1