• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Manual básico para Networking

Manual básico para Networking

Pedro Prochno by Pedro Prochno
30 de outubro de 2013
in Opinião
4
11
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Quem é Relações Públicas formado ou já está na faculdade e bastante antenado deve ter percebido que o networking é uma “ferramenta” básica em nossa profissão. Criar e manter relacionamentos com pessoas é algo poderosíssimo e só traz benefícios, desde que bem gerenciado. Nos últimos dias recebi contato de algumas pessoas que me fizeram ver que as vezes falta um pouco de “noção” do que é isso e como funciona, por isso resolvi escrever este post.

Networking é criar e manter redes de contato (basicamente). É conhecer pessoas e saber aciona-las em ocasiões específicas em que você precise. É também ajudá-las, reconhecer conquistas, lembrar de datas especiais (aniversários), enviar materiais que são interessantes. Networking não é simplesmente pegar o cartão de visita de alguém e ligar quando você precisa, pelo contrário. Networking é criar algum tipo de vínculo (pessoal, profissional, de cordialidade, superficial) enfim, é cuidar da relação que você manteve com a pessoa.

Uma das pessoas que me contatou pedia para ser indicada para vagas de trabalho. Citava a ocasião que havíamos nos conhecido (em uma palestra que ministrei) e nunca tivemos nenhum tipo de contato. Fiquei super receoso em indicar, claro, não conheço a pessoa para me sentir confortável em fazer uma indicação. Você pode estar pensando que isso é arrogância de minha parte. Pode até ser, mas eu estou pensando no networking. Imagine que, sem conhecer a pessoa, a indico para um amigo meu em uma empresa. Ela é contratada e não trabalha bem, não tem comprometimento. Ao indicar, dei minha “assinatura” de que a pessoa é boa, o que se provou equivocado. Meu networking, pode sair desgastado.

Relações de negócios, principalmente, são bastante ancoradas em troca de informações, conhecimento, eventos interessantes, indicação de cursos e até mesmo de pessoas; sempre de forma pessoal e não maciça (email com 300 pessoas no BCC). Networking não necessariamente significa fazer amigos, mas amigos podem integrar o seu networking, claro.

Criei a lista abaixo com alguns passos básicos para criar e manter redes de contato. Se você tem mais alguma dica, por favor deixe nos comentários!

  1. Ao conhecer uma pessoa, se apresente, diga seu nome: “Olá, sou o Pedro Prochno, muito prazer”.
  2. Se tiver, entregue seu cartão de visita e tente receber um da pessoa (veja os da moo.com superlegais)
  3. Mais do que contar dos seus objetivos ou projetos, mostre interesse pelas histórias das pessoas
  4. Não deixe o papo morrer. Chame a atenção, converse sobre o evento, por exemplo, mas sem falar baboseiras
  5. Siga a pessoa em redes sociais abertas (twitter) e veja os assuntos que ela comenta e interaja
  6. Se você quer arriscar adicionar a pessoa no Facebook ou LinkedIn, escreva uma breve mensagem falando quem é e onde se conheceram (DICA DE OURO)
  7. Seja relevante; troque conhecimento, ofereça conhecimento e zele pela qualidade
  8. Após conhecer a pessoa, sempre vale, no dia seguinte, mandar um e-mail, agradecer a conversa e deixar o canal aberto para troca de informações
  9. Tenha conteúdo para oferecer. Não queria simplesmente se aproveitar das pessoas ou você será rejeitado.
  10. Saiba falar de outros assuntos além daqueles inerentes à sua profissão :-S
  11. Retome contatos antigos, com colegas ou pessoas que não vê faz tempo
  12. JAMAIS procure uma pessoa para falar mal de pessoas ou do local em que trabalha (quando estiver procurando um novo emprego)
  13. Saiba identificar a hora de parar, perceba se a pessoa tem que atender mais gente ou quer “fugir de você”. Não force a barra
  14. Lembre-se de que Networking é uma “via de mão dupla”: Ajude e respeite para ser ajudado e respeitado

O que você achou das dicas?

Tags: destaquenetworkingRelações Públicas
Previous Post

Como traçar, planejar e executar ações para a escalada profissional é tema de curso da Aberje no RJ

Next Post

João Ciaco, da FIAT, lança livro “A Inovação em Discursos Publicitários – comunicação, semiótica e marketing”

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post
João Ciaco, da FIAT, lança livro “A Inovação em Discursos Publicitários – comunicação, semiótica e marketing”

João Ciaco, da FIAT, lança livro "A Inovação em Discursos Publicitários – comunicação, semiótica e marketing"

Agregando valor…a que mesmo? O Rei do Camarote e as marcas

Agregando valor...a que mesmo? O Rei do Camarote e as marcas

Marcas estão sempre em movimento

Marcas estão sempre em movimento

Comments 4

  1. allexjr says:
    12 anos ago

    Muito boas as dicas, estou no 6º período de Relações Públicas e sei da importância de um bom Networking. Um ponto que eu acho que deve ser falado é que há um limite, entre querer estreitar a relação e um puxa saquismo, pois isso desgasta o Networking e repele a outra pessoa.

    Até.

    Responder
  2. Thaís Germano says:
    12 anos ago

    Gostei muito do post, Pedro. já vivi várias vezes essa experiência de solicitação de recomendações e indicações e isso tem se tornado cada vez mais delicado, mesmo você tendo algum conhecimento ou relação com a pessoal.
    Leitura valiosa para os ingressantes no mercado e para aqueles que estão descobrindo a relevância estratégica do networking para a vida profissional – e pessoal também, não se enganem!

    Responder
  3. anamanssour says:
    12 anos ago

    Está bem bom, Pedro!

    No item 2 é bom lembrar: MUST HAVE. Apesar das redes sociais, cartão de visita é algo absolutamente imprescindível e, de preferência, que não seja o tradicional e conservador branco com letrinhas miúdas pretas. Pode ser branco com letras pretas, claro, mas ele precisa ter alguma coisa que o diferencie e destaque dos demais seja a diagramação, seja uma imagem diferente, fonte, decoração, formato… Isso fará com que as pessoas lembrem mais facilmente de você.

    Acredito que uma boa forma de retomar o contato é sempre "oferecendo" alguma coisa, um artigo interessante envolvendo algum assunto de interesse do interlocutor ou mesmo a área que ele atua, por exemplo. Tipo: "li isto e lembrei de você". Assim você demonstra que prestou atenção nas coisas que o outro falou e que ele tem relevância para você.

    De resto, realmente é bom ficar atento. Complicado alguém com quem você não tem maior relacionamento, nem pessoal nem profissional, pedir que seja indicado ou referenciado para um trabalho ou vaga de emprego. Se o fizermos, colocamos nosso próprio nome e capacidade de avaliação das competências de uma pessoa em risco, consequentemente colocando em risco nossa própria reputação e confiabilidade.

    Bjs.

    Responder
    • Cezar says:
      10 anos ago

      Eu acrescentaria uma coisa a essa lista: ser paciente e cultivar a relação, fazendo isso pelo genuíno interesse na pessoa, e não apenas por aquilo que ela tem a oferecer em termos de rede. Sem pressa, criando vários pontos de contato. As pessoas em geral detestam se sentir usadas e receberem aproximações por “interesse”, pensando no sentido mais vulgar da palavra. É preciso pensar em longo prazo.
      Uma ideia de ouro, bem sabida pela psicologia, e que pode ser útil é, antes de pedir um grande favor, pedir um favor pequeno. Estudos (não é o caso de detalhar, mas eles existem e são bem sérios) demonstram (eu disse demonstram, e não comprovam, ressalto) que as pessoas têm uma tendência a fazer algo mais custoso, difícil, arriscado ou sacrificante como favor a alguém depois de serem solicitados a fazer um favor pequeno, simples, de baixo custo ou esforço. Ou seja, antes de pedir ao seu contato que lhe recomende a um cargo numa empresa, pergunte, por exemplo, se ele pode ler um texto seu e dar sua opinião. É muito mais provável que você cative sua empatia e esforço se conquistar um favor pequeno antes de pedir o grande.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.