A ação é off, mas a propagação da ação é on. Será essa a nova receita das campanhas de conscientização?
Tenho notado – e não precisa ser nenhum gênio pra isso! – que as campanhas de conscientização que assistimos na rede têm usado a seguinte fórmula: impactam um pequeno grupo de pessoas na “vida real” + constroem um vídeocase + investem em mídia online = viralização das peças.
Posso citar alguns bons exemplos (que podem ter tido pouco, nenhum ou um bom investimento de mídia) de campanhas de conscientização:
E se olharmos para o mundo dos produtos, bens de consumo, ainda achamos outros grandes exemplos:
Claro que sem impulso de mídia (investimento de ads), os vídeos não atingem grandes patamares de visualização, mas ainda assim:
– geram buzz na imprensa
– impactam os formadores de opinião online
– geram burburinho nas redes por um tempo
– causam boa impressão/percepção da marca
E você, já tem a receita do seu próximo viral?
Oi Carol, parabéns pelo Post! Achei bem interessante. Não sou especialista na área mas tenho notado que o engajamento é maior quando envolvemos a emoção e principalmente algo que nos faça refletir. Gostaria que pudesse em uma próxima oportunidade dar dicas para pequenos empreendedores de como produzir virais em suas fanpages espalhando ainda mais o alcance de suas marcas sem investir muito $$ em uma produção como dos vídeos que colocou como exemplos. Obrigado.