Este post foi escrito por Karina Santos Grassmann. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!
Se você trabalha numa grande empresa ou tem um negócio de pequeno porte, você já deve saber como as mídias sociais podem influenciar e ajudá-lo a alcançar seus objetivos nos negócios. A mídia social é um ótimo caminho para aqueles que desejam conhecer novos grupos de consumo, comunidades e entender melhor seus clientes. Aqui exponho 4 pontos que você pode não ter considerado para aumentar a presença na mídia social de sua empresa e como isso pode acelerar alguns dos objetivos do seu negócio.
Dica 1 – Muito além do quadro de avisos
Parece arcaico, mas no Brasil muitas empresas ainda ignoram o poder das mídias sociais. Logos e reconhecimento da marca no meio online são muito mais visíveis, ágeis e com custo menor quando comparado a outras ações de marketing. Se você não estiver nos canais sociais, você não está no “jogo”, sua marca está suscetível à perda de oportunidades de marketing gratuito, relações públicas, promoção e geração de novos clientes. O desenvolvimento de uma página no Facebook, Twitter ou Linkedin é uma ferramenta gratuita que permite que a sua empresa vá muito além do seu domínio na web. Com as suas páginas sociais, você pode marcar pontos e aproveitar feeds de notícias e conversas on-line para o crescimento da sua presença na mídia social.
Dica 2 – Sua empresa terá um melhor SEO
Uma vez que a sua empresa criar uma página ou um canal no Facebook , Twitter ou Linkedin, você será capaz de capitalizar o seu SEO (search engine optimization)- uma importante ferramenta quando falamos de analises no ambiente online. Se a sua empresa não tem investido em técnicas de marketing integrados para construir um melhor SEO , e consequentemente, não tem canais sociais ativos, você pode ficar a ver navios. Você vai descobrir que no mundo corporativo 9 em cada 10 grandes empresas estão nas pesquisas do Google por meio da URL da empresa , páginas do Facebook, LinkedIn ou Twitter.
Dica 3 – Conecte-se com mercados inexplorados e novos clientes
Um dos resultados mais importantes para promover o seu negócio através da construção de páginas sociais será o aumento de novos seguidores e interessados em sua empresa, produto ou serviços. Antes de ir para o meio on-line, sua empresa só era conhecida pelas pessoas em sua vizinhança, mailing ou por meio do boca a boca. Agora, essa “voz” é amplificada através de novas comunidades e locais, onde talvez , a sua empresa não seria capaz de chegar sem o auxilio das mídias sociais. Através das hashtags, conteúdo compartilhável, links promovidos e posts regulares, a sua empresa tem a oportunidade de despertar novos interesses dos clientes através das mídias sociais.
Dica 4 – Construir relações de confiança e seguidores da marca no meio online
A palavra “curtir” significa muito hoje, um indivíduo está disposto a associar a sua imagem pessoal e perfil online com produtos ou serviços da sua empresa. Enquanto sua presença na mídia social não pode produzir dinheiro (inicialmente), suas mensagens atenciosas, conteúdo diferenciado, e a relação construída entre a sua marca e o público pode converter “clientes ” para “defensores da marca”. A diferença entre os dois grupos é que um cliente passivamente compra e usa o seu produto/serviço, ao passo que um “defensor” ajuda a transformar seus amigos em clientes também. Estratégias bem planejadas de mídia social e campanhas específicas podem ajudar a construir uma base de clientes maior. Comece, por exemplo, com conteúdo compartilhável que permitem ao cliente dedicado compartilhar a história da sua marca, missão, produtos e serviços.
Lembre-se, aumentar a sua presença na mídia social pode ser simples e direto, mas exige compromisso. Você deve realmente se envolver e se relacionar com os seus seguidores. Algumas das campanhas mais bem sucedidas são muito peculiares, muito utilizam humor como base para chamar a atenção das pessoas. Comece já!
Karina Santos Grassmann é formada em Relações Públicas, e especialista em Administração de Empresas e Marketing, pela PUC-SP. Atualmente é gerente de projetos da agência Actual Comunicação e atua como consultora de Comunicação Corporativa. LinkedIn
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