Você já deve ter visto o vídeo abaixo na internet. Criado pela Volvo (montadora de caminhões) a peça foi veiculada apenas no Youtube e mostra o presidente da empresa em cima de um caminhão que está pendurado por um guindaste. O mote? Mostrar a robustez da linha FMX de caminhões Volvo.
O vídeo alcançou 3 milhões de visualizações no youtube e se tornou um hit e referência de boa prática no uso do CEO em uma campanha para a web. Você deve estar pensando “claro, a Volvo é uma empresa gigantesca, tem milhares de dólares par investir em algo como isso”, certo? Mais ou menos. É o que veremos na sequência.
Algum tempo atrás eu encontrei um outro vídeo que fez ainda mais sucesso do que esse e, ao que parece, foi produzido de uma forma bem mais simples e “caseira”.
A TAC – Texas Armoring Corporation, resolveu inovar a sua comunicação e também o discurso (e argumento) de venda de seu produto, a blindagem de automóveis. Assim como no vídeo da Volvo, o vídeo abaixo mostra o presidente da empresa “dando apoio” ao seu produto. Em inglês ele usa o termo “stand behind my product” o que em tradução literal na mesma língua significaria “ficar atrás do produto” e, em português, seria o “apoiar o produto”. Vai fazer mais sentido ao assistir o vídeo.
As campanhas acima tem exatos dois anos de “distância”. A da TAC, mais antiga, conquistou 8 milhões de visualizações com um investimento aparente menor do que o da Volvo.
A ideia de trazer estes dois exemplos aqui é para observarmos dois caminhos de RP:
O primeiro, do quão impactante e relevante pode ser a aparição do CEO em uma peça da empresa, com um discurso alinhado e coerente. O cuidado fica para o “quando” fazer isso e de que forma apresentar a mensagem. Não devemos abusar da figura e nem desgastar sua imagem, mas ela pode, de tempos em tempos, dar muita relevância à marca.
A segunda linha é o quanto a criatividade pode ser mais importante do que o dinheiro ao se investir em uma campanha ou comunicação. Pensar coisas simples e diferentes pode ser muito impactante e gerar grandes retornos.
Nenhuma das duas campanhas acima teve investimento em mídia (compra de espaço publicitário em TV, rádio, jornais…) e atingiram um número significativo de pessoas.
Para mim este é o segredo de uma boa comunicação, de um bom trabalho de RP: o planejamento.
Pensar, planejar, traçar estratégias e definir ações é fundamental. Este “tempo gasto” é o mais valioso que podemos investir.
Abaixo fica mais um filmete da TAC com outro roteiro mas o mesmo objetivo.