Sabíamos que as mídias sociais exerceriam um papel crucial na Copa do Mundo do Brasil. Isso porque estamos vivendo uma explosão de acessos às mídias sociais via mobile e via dispositivos móveis em geral. Além disso, nós, brasileiros, somos um povo gregário, comunicativo, social, por natureza. Isso só amplifica o poder das mídias sociais em nosso país e em nossos eventos.
Uma das minhas tarefas, como gerente de mídias digitais, é realizar a cobertura dos jogos do Brasil, em tempo real, nos perfis de mídias sociais da marca Garoto, uma das patrocinadoras nacionais da Copa.
Falar do jogo, das situações inusitadas que presencio no estádio e nos arredores, usar os memes, “casar” a marca com o futebol e assim por diante.
Independente disso, estamos assistindo as marcas gerando muito conteúdo acerca da Copa, dos jogos, dos times, das situações. Tudo isso com o intuito de envolver o usuário, estimulá-lo a interagir com as marcas e causar uma boa impressão de inserção das organizações não só na mídia do momento, mas também no cotidiano do usuário.
Outro aspecto que vale a pena ser comentado é o fenômeno da segunda tela. Ao mesmo tempo em que acompanham os jogos pela TV (seja ela online ou tradicional), as pessoas e as marcas narram momentos, comentam situações, fazem piadas, comentários e marcam presença no maior evento de futebol do mundo.
Será que inauguramos uma nova era em que tudo deve ser expresso TAMBÉM nas mídias sociais? Vejo novela, jornal, comercial, jogo, seriado e continuo as conversações nas redes? O que você acha disso?
Está comprovado: as redes sociais são as emissoras oficias da copa do mundo 2014.
Tuane, e nós somos os emissores que competem com as mídias tradicionais, né? 🙂 Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tá arrasando Carol!!! Parabéns, super concordo com você. Fazemos tudo com celulares, tablets ou qualquer meio pra interagir nas mãos.
Copa Interativa é aqui no Brasil!!!!
Luiz, querido, obrigada pela visita e pelo comentário! E é isso mesmo, os celulares e tablets viraram extensões do nosso corpo! 🙂
Concordo com você, Carol. Estamos na era de celebrar os gols com um olho na tela "e o outro também", mas em outra telinha, a dos dispositivos móveis! Parabéns pelo post!
Grace, chegamos até a nos cansar com o nosso consumo excessivo de mídias e dispositivos, né? Mas, trata-se de um movimento absolutamente sem volta! Obrigada pela visita e comentário. 🙂
Carol, como sempre brilhante!!!!!! Sucesso!! Abraço
Flávio, sempre uma honra tê-lo por aqui! 🙂
As mídias sociais foram "usadas" por nós (consumidores, clientes), pelos organizadores e patrocinadores do maior evento esportivo do futebol e, por aqueles que estamos assistindo: os próprios protagonistas do espetáculo (jogadores). Tinha como não dar certo?
A disputa entre Mídias sociais x Mídias tradicionais tá quase o Brasil 1 x 7 Alemanha.
Parabéns pelo texto Carol Terra 🙂