• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Como fiz a cobertura da Copa para os perfis de mídias sociais da Garoto

Como fiz a cobertura da Copa para os perfis de mídias sociais da Garoto

Carol Terra by Carol Terra
18 de julho de 2014
in Opinião
8
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Foi em um bate papo (informal e mobile) que o Pedro Prochno sugeriu que eu contasse um pouco de como fiz a cobertura da Copa do Mundo para a marca para a qual trabalho, que é a Garoto.

Eu tive um papel de produtora de conteúdo antes e depois dos jogos e, sobretudo, em tempo real. Deveria encontrar conexões entre a Copa, o mundo do futebol, a marca e a partida em si. Isso em falar na seleção brasileira. Tudo isso porque:

1)      A Garoto era patrocinadora não só da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil, como também era patrocinadora da seleção brasileira.

2)      Eu fui credenciada como mídia online/digital para o evento e tinha como missão ser a porta voz da marca para o público.

Assim sendo, para dar visibilidade aos patrocínios e evidenciar que a marca fazia parte desse grande espetáculo, minha missão era falar dos bastidores, do que acontecia na torcida, em campo e tudo isso relacionado à marca. Também tínhamos artistas e celebridades que nos acompanhavam e isso também era relatado em nossas postagens.

Em meio a tudo isso, tínhamos os conteúdos cotidianos dos perfis, associados aos produtos, datas, frases etc. e também lançamos uma rádio mobile com o objetivo de noticiar conteúdos ligados à Copa.

Como fiz toda a cobertura? Via mobile! Levava meus dois celulares (particular e do trabalho) para o estádio, ia inicialmente para o media center, depois subia para a tribuna de imprensa e de lá junto com os jornalistas mais importantes da cena esportiva, eu fazia a cobertura do jogo. Tudo sendo fotografado, escrito e produzido com dois iPhones!

Vejam, abaixo, algumas postagens que produzi durante as partidas:

https://twitter.com/Garoto/status/488407399095889920

https://twitter.com/Garoto/status/487007059880460289

https://twitter.com/Garoto/status/486923626047094784

https://twitter.com/Garoto/status/485191593344135170

https://twitter.com/Garoto/status/485178533011271680

http://instagram.com/p/qZgKF_xZJ9/

http://instagram.com/p/qPjyDARZPz/

http://instagram.com/p/qPL6dbxZDE/

http://instagram.com/p/qXKNfvxZHM/

http://instagram.com/p/qNNtrpxZLO/ (esse post foi recorde sem nenhum investimento financeiro)

https://www.facebook.com/garoto/photos/a.461851023906585.1073741831.246020928822930/667907763300909/?type=1

https://www.facebook.com/garoto/photos/a.461851023906585.1073741831.246020928822930/667894276635591/?type=1

Não tenham dúvidas: tanto o nosso trabalho como comunicador, quanto o público, as audiências estarão cada vez mais plugados no on e off line ao mesmo tempo. Os dispositivos móveis são a nossa conexão, o nosso passaporte para esse novo mundo!

E se você ainda tiver dúvidas do quanto as redes sociais foram cruciais nessa copa, veja essa matéria do Adnews: http://www.adnews.com.br/internet/final-da-copa-e-o-evento-esportivo-mais-comentado-da-historia-do-facebook.

Foi bom, valeu demais! 🙂

Tags: Copa do Mundodestaque
Previous Post

Aberje e a advogada Patrícia Peck promovem debate sobre o Marco Civil da internet

Next Post

Marca-país Alemanha: não foi marketing, foi relações públicas

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
Marca-país Alemanha: não foi marketing, foi relações públicas

Marca-país Alemanha: não foi marketing, foi relações públicas

O mercado de RP nas cidades do interior

O mercado de RP nas cidades do interior

#RPWeek: o suspense chegou ao fim

#RPWeek: o suspense chegou ao fim

Comments 8

  1. Pedro Prochno says:
    11 anos ago

    Só com iPhone Carol? Jura? Que incrível!

    Aposto que tinha um monte de gente pensando que era uma equipe gigante, computadores e mais um monte de aparato hehehe. E o desafio do 3g/wi-fi?

    Sei que existem jornalistas fotográficos dos EUA e europa que passaram a fazer cobertura de guerras com iPhones também. A qualidade de imagem é boa, a edição é feita direto no aparelho e enviada para a redação, são mais leves do que as câmeras e estão menos condenados à problemas com areia e mal funcionamento.

    Beijos
    Pedro Prochno

    Responder
    • Carol Terra says:
      11 anos ago

      Pedrito, dois iPhones, uma tomada e um wi-fi – nem sempre operante – oferecido à imprensa! Eu já tinha experiência de coberturas de eventos assim. Passei por agência e institucionalizei esse formato por lá! Adorei ter feito parte disso! Vi o 7×1 ao vivo, sofri junto, cantei o hino com a torcida, vi todos os jogos do Brasil e alguns outros relevantes ao vivo e ainda pude ser a RP da marca durante a Copa. Simplesmente sensacional! 🙂 Beijos!

      Responder
  2. André Menezes says:
    11 anos ago

    Carol, em cobertura de eventos utilizo 2 celulares para fotos instantâneas e uma câmera semi profissional para postar fotos mais detalhadas logo quando acaba o evento. Tenho um roteador wifi com 4G que eu ligo os celulares.

    Agilidade na informação é o ideal na cobertura para as Redes Sociais!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho! 😉

    Responder
    • Carol Terra says:
      11 anos ago

      André, acredito que as estruturas de cobertura de eventos e afins vão ser cada vez mais móveis e práticos! Foi uma super lição! Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos.

      Responder
  3. Juliana Menezes says:
    11 anos ago

    Essa "falta" de todo um aparato super tecnológico, só mostra que nas redes sociais o que importa é: conteúdo, criatividade e agilidade.

    Parabéns pelo trabalho!

    Responder
    • Carol Terra says:
      11 anos ago

      Juliana, agradeço a visita e o comentário. Acredito no mesmo que você: conteúdo, criatividade e agilidade são fatores chave, ainda que pequemos um pouco em qualidade das imagens! 🙂 Mas, valeu muito a pena! Obrigada! Abs!

      Responder
  4. Rosely Maria says:
    11 anos ago

    #talento não lhe falta! Baita orgulho! Deus abençoe!

    Responder
    • carolinaterra says:
      11 anos ago

      Rô, obrigada pelo carinho!Beijo grande!———- Forwarded message ———-

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.