• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Marca-país Alemanha: não foi marketing, foi relações públicas

Alemanha usou RP para trabalhar a imagem distorcida.

Marca-país Alemanha: não foi marketing, foi relações públicas

Ana Manssour by Ana Manssour
27 de junho de 2016
in Opinião
3
18
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

A Copa do Mundo 2014 acabou dia 13 de julho, domingo. Mas ela tem deixado lições e mais lições, inclusive de Relações Públicas. Nesse mesmo dia, Daniel Rímoli, Gerente de Plataformas Digital da Edelman Significa, publicou no adNews o ótimo artigo “O que as marcas têm a aprender com a Alemanha nesta Copa”, falando sobre o impecável trabalho de Relações Públicas desenvolvido pela e para a seleção da Alemanha.

Alemanha usou RP para trabalhar a imagem distorcida do país.

Coincidentemente, poucos minutos antes de tomar conhecimento desse texto, tinha acabado de assistir no canal SporTV o comentarista Marcelo Barreto falando do “inteligente trabalho de marketing” que a Alemanha havia feito, e me revirei no sofá pelo (comum) desconhecimento sobre a diferença entre “marketing” e “relações públicas”. Fiz um comentário sobre isso no Facebook, na fanpage da Pró.RP, quando compartilhei o artigo do Daniel, e vi que teve bastante repercussão. Então, resolvi repetir aqui o que havia escrito lá.

“Não, Marcelo Barreto, não sociedade, não FIFA, não Brasil, não mundo! [não foi um trabalho de marketing] Foi um inteligentíssimo trabalho de RELAÇÕES PÚBLICAS (subárea de “relações com a comunidade”) que foi muito bem planejado (com a vantagem de haver verba abundante disponível), e que foi belamente desenvolvido e executado. Trabalho esse que não VENDEU nada, que é o que o marketing faz [direcionado para o mercado de consumo], mas estabeleceu CONFIANÇA, RESPEITO, ADMIRAÇÃO pelo país Alemanha e sua seleção de futebol, gerando, assim, um CLIMA POSITIVO e de BOA VONTADE da população brasileira em relação ao país e aos jogadores. ‪#‎orgulhodeserRP“

O trabalho realizado foi nitidamente de valorização da imagem e reputação do país Alemanha por meio da atuação visível da seleção alemã de futebol. A intenção não foi, em momento algum, “comprar a vitória” ou a Copa. Mas, sim, desfazer uma imagem antiga e arraigada de que os alemães são frios, sem emoções e individualistas. Um excelente trabalho para agregar valor à “marca” Alemanha, foi feito com o comitê da seleção alemã e com os próprios jogadores da seleção como “agentes”, aproveitando o ensejo da Copa 2014, para um país que vem enfrentando uma fase difícil política e economicamente e está precisando de aliados nas duas frentes.

Foi, sim, um excelente trabalho de Relações Públicas com fins NÃO MARKETEIROS. Mas saibam os incautos que RP pode trabalhar a favor do e com objetivos de marketing. Mas essa é outra história que vou deixar para outro artigo.

Tags: destaqueImagemMarketingRelações Públicas
Previous Post

Como fiz a cobertura da Copa para os perfis de mídias sociais da Garoto

Next Post

O mercado de RP nas cidades do interior

Ana Manssour

Ana Manssour

Relações Públicas é uma missão de vida, é ser capaz de fazer pessoas, empresas e sociedades mais equilibradas, mais justas e mais felizes.” Graduada em Relações Públicas pela PUC-RS, conta com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestrado acadêmico em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Idealizou, fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Mantém há mais de 10 anos a Pró.RP Relacionamentos Sustentáveis que, desde 2015, está direcionada ao trabalho do Verbo Mulher, uma aceleradora do processo de inclusão feminina e equidade de gêneros nas empresas e nos negócios.

Next Post
O mercado de RP nas cidades do interior

O mercado de RP nas cidades do interior

#RPWeek: o suspense chegou ao fim

#RPWeek: o suspense chegou ao fim

Google Maps adere ao gamefication

Comments 3

  1. Georges Segundo says:
    11 anos ago

    Gratidão pelo inteligente e elegantíssimo artigo, nobre Anna Manssour.
    Eu sou futuro estudante e profissional de RP, e como tal, vinha me esforçando para captar a sutil diferença entre RP e Marketing, diferença essa que na verdade chega a ser bem gritante, depois do que aprendi com esse brilhante ensaio teu. Graças à você também, aprendi a amar e admirar ainda mais essa área de atuação e conhecimento.

    Gratidão!

    Responder
    • anamanssour says:
      11 anos ago

      Obrigada, Georges!
      Sempre fico satisfeita quando ajudo a esclarecer confusões. Sob certo ângulo, é uma maneira de continuar a cumprir minha missão de magistério sem estar mais em sala de aula. E para que eu possa saber se alcancei esse objetivo, é necessário que as pessoas me deem feedback, como você fez. Duplamente agradecida!

      Responder
  2. Pingback: Lições de futebol e de comunicação organizacional integrada | hytrade

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.