Sim! As RPs estão onde o dinheiro está, é natural. Claro que eu também defendo que qualquer empresa precisa de RP, que é fundamental e muito mais estratégico para uma start-up ou PME investir em RP no começo de sua jornada pois isso reduz esforços e potencializa resultados, mas a verdade é que muitas das empresas não estão preparadas para investir em Relações Públicas ou se quer em comunicação, e eu enfrento isso diariamente em minha empresa.
Faz algum tempo que eu passei a pensar mais e mais sobre a consolidação do mercado de agências de Relações Públicas e também que o principal mercado para as RPs está no interior dos Estados, nas cidades em crescimento e desenvolvimento. Pois o Boston Consulting Group divulgou um estudo que aponta para este caminho.
Chamado de “Brazil’s next consumer frontier” o estudo traz muitos indicativos relevantes sobre negócios que requerem um pouco de interpretação:
- O mercado consumidor de cidades do interior será de US$ 600 bilhões até 2020 (mais da metade do país)
- US$ 120 bilhões virão da classe média do interior
- As famílias de classe média do interior tem, em média, 20% mais renda disponível do que as mesmas famílias de grandes centros urbanos (custo de vida lá é menor)
- Ao mesmo tempo elas gastam menos com diversos serviços. O motivo: falha no atendimento e prestação de serviço
- A classe média lá gasta 45% menos em educação e 19% menos em telefonia móvel
Nosso país tem distâncias continentais. Recentemente fiz uma proposta para um cliente baseado em gastos mensais dele em serviços semelhantes só que nos países da Europa. Jamais conseguiria chegar a tal valor pois um país de lá é comparado à um Estado aqui do Brasil!
O que quero dizer com isso? Que precisamos entender mais de negócios, de dinâmica social e de estratégia! Precisamos estar preparados para orientar nossos clientes, grandes ou pequenos, sobre como aproveitar oportunidades incríveis do interior. Eles são, as vezes, maiores do que países inteiros da Europa ou até mesmo da América do Sul.
E mais: se você é do interior, fique por ai! Sim! E digo isso com convicção. Há muito trabalho à ser feito. Se as grandes empresas estão pisando na bola, precisam melhorar seu atendimento e presença nas cidades do interior isso também significa um mar de oportunidade para as empresas que já existem ali.
A criação de novos produtos e serviços, com qualidade no atendimento e no trato do cliente, podem revelar grandes empresas amanhã. Vale a pena ler alguns detalhes da pesquisa em português (aqui) ou o estudo completo aqui.
Interior, me aguarde que eu estou chegando!
Comments 2