Instituído pela lei nº 7.197 promulgada em 14 de junho de 1984, o Dia Nacional das Relações Públicas foi determinado como sendo 02 de dezembro de 1914 por ter sido esse o ano em que a recém chegada empresa de energia Light and Power Co, ao instalar-se no país, também trouxe consigo a mentalidade da comunicação com os públicos e criou o primeiro departamento de Relações Públicas em terras tupiniquins.
O dia e o mês correspondem ao nascimento do profissional que foi encarregado de liderar esse departamento, Eduardo Pinheiro Lobo, que veio a ser reconhecido como Pai das Relações Públicas no Brasil.
Sendo assim, este ano estamos completando, oficialmente, 100 anos da existência da atividade de Relações Públicas no Brasil. Sem dúvida uma data para ser lembrada e comemorada e também aproveitada para, mais uma vez, fazermos uma divulgação da nossa profissão.
Por isso, queremos apresentar para você o resultado de um trabalho que começou a partir da oferta feita pelo professor Manoel Marcondes Neto de um material que havia utilizado para uma campanha que tinha como objetivo apresentar nossa profissão para outras profissões por meio de e-mail marketing para as entidades representativas de categorias.
Conversei com o Pedro Prochno, aceitamos a gentil oferta e envolvemos a Muriel de Paula do Movimento Relacione-se!, contratamos a designer gráfica Larissa Manssour que recriou as peças e dando-lhes nova aparência, adaptamos as chamadas e pensamos numa outra maneira de divulgar a campanha: – Em vez de apenas nós fazermos os envios, por que não todos os leitores do Blog Relações e todos os profissionais de Relações Públicas que tivessem interesse?
Um crowd spread para divulgar nossa profissão no Centenário das Relações Públicas!
Com o apoio da Ariane Feijó, terminamos de formatar a ação e nos organizamos para propagá-la via Blog Relações e via Facebook. Então, pessoal, a ação é esta: temos sete peças direcionadas para sete diferentes grupos de profissionais. Cada um de nós pode – e deve:
- Enviar cada uma delas para os profissionais ou entidades a quem cada uma das peças se refere que estão nos nossos mailings pessoais e profissionais;
- Colocar as imagens no seu blog ou site pessoal ou profissional;
- Compartilhá-las nas suas fanpages e perfis do Facebook e LinkedIn
- Ou aproveitar as imagens fazer outras formas de divulgação que acredite que vão ter um resultado legal.
Veja as imagens abaixo, faça download ou compartilhe-as direto daqui. Depois, conte para nós como foi a experiência, que tipo e quantidade de retornos e resultados você teve, e vamos ver o quanto esta ação pode ter ajudado a “espalhar a palavra” e ajudado a fazer com que as pessoas queiram saber mais a respeito da nossa profissão.
Feliz Primeiro Centenário para todos nós!