Você já ouviu falar em convergência das mídias? Se não, vá se habituando. No contexto da internet e da tecnologia, segundo Henry Jenkins, o termo significa o fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia e o comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências que desejam.
O que isso tem a ver com as empresas? Tudo. Esse empoderamento do consumidor faz com que tenham que repensar o modo como se comunicam com ele. Um eventual histórico de monólogo, forjado na fórmula de plataformas de comunicação cujo modelo sonega a possibilidade de interação, deve dar lugar à experimentação, ao improviso e à concessão de poder, onde o diálogo é presença constante.
A balança do fluxo de ideias, cultura e arte está bem mais equilibrada, o que é muito interessante. No entanto, as fronteiras não estão claramente demarcadas. Sabiamente, Jenkins pondera que a convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. Ela provoca mudanças na relação entre tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e públicos.
Para Jenkins, convergência altera a lógica pela qual os consumidores processam a notícia e o entretenimento. “Ela refere-se a um processo, não a um ponto final. Não haverá uma caixa preta que controlará o fluxo midiático para dentro de nossas casas. Graças à proliferação de canais e à portabilidade das novas tecnologias de informática e telecomunicações, estamos entrando numa era em que haverá mídias em todos os lugares.”
A convergência, completa o autor, não é algo que vai acontecer um dia, quando tivermos banda larga suficiente ou quando descobrirmos a configuração correta dos aparelhos. Prontos ou não, já estamos vivenciando essa experiência. Quem está preparado?
Glauco Menegheti, jornalista e diretor de Negócios da Bit Conteúdo
Bianca Persici Toniolo, relações-públicas e diretora Comercial e de Planejamento da Bit Conteúdo
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