Na lista de 50 mais criativos do mundo da Creativity Online está uma brasileira, Joanna Monteiro. Publicitária, Joanna foi responsável por uma ação recente para o curso de inglês CNA que sensibilizou o Brasil: a prática do idioma realizada entre pessoas idosas nos EUA e os estudantes no Brasil, pela internet.
O prêmio também foi dedicado à Joana pela campanha “Protection Ad” da Nivea. Com a ideia de levar a proteção além da pele, foi criado um anúncio de revista contendo uma faixa resistente à umidade que se transformou em uma pulseira com um aplicativo para download que poderia alertar quando as crianças se afastassem da praia.
Ambas as campanhas publicitárias tiveram um caráter de responsabilidade social muito forte. E por admirar ideias assim, buscamos entender o quê, afinal, está por trás destas ideias da mulher brasileira entre os 50 mais criativos do mundo. Leia um pouco mais sobre suas criações premiadas e como elas foram construídas.
Creativity: De onde surgiu a ideia para o “Protection Ad”, da Nivea, e quais os desafios que você teve que superar?
Joana Monteiro: A ideia da Nivea veio de três homens, nenhum deles são pais ainda. Mas quando eles trouxeram para o Max [dupla de criação de Joana] e eu, nós amamos imediatamente. Nós dois temos filhos e, para nós, ficou claro que se fizéssemos a ideia acontecer, seria poderoso. Porque ela iria cumprir o desejo de qualquer pai ou mãe em dar a seus filhos mais proteção, e proteção é exatamente a essência da Nivea Sun Kids. Havia muitos desafios de produção: escolher a tecnologia certa, encontrar papel impermeável que poderia ser usado para impressão, manter a pulseira no braço, e muitas outras coisas.
Já em outra campanha para a Nivea, também desenvolvida pela brasileira, o “Solar Ad Charger”, deu aos consumidores um dos objetos mais desejados hoje em dia (ainda mais na beira da praia!): um anúncio de revista que carrega o celular, com luz Solar.
“Dar ao cliente algo útil é fácil”, disse Monteiro. “O que realmente é um desafio é construir uma marca ao mesmo tempo.”
Outra campanha de destaque na carreira de Joana em 2014 foi a da escola de idiomas CNA, que uniu adolescentes que precisam praticar o inglês com idosos americanos e canadenses que gostam de conversar.
Creativity: Agências costumam fazer criações que recebem muita atenção, mas têm pouco impacto duradouro. O CNA’s Speaking Exchange soa como um tipo muito diferente de projeto, em que as pessoas ouvem falar e querem fazer parte dele. Como esse projeto continua a crescer e construir a marca CNA?
Monteiro: Speaking Exchange é uma daquelas ideias raras que é uma vitória completa. Mais do que uma ideia de publicidade, é um produto que promove a marca. É resultado da filosofia de ensino da CNA com base na prática de inglês. Speaking Exchange já está em quatro escolas e este ano nós esperamos que ele esteja em mais 15 no Brasil. Isso nos deixa muito felizes porque os alunos pedem para que tenha o Speaking Exchange em sua escola, e os idosos nos EUA e Canadá se inscrevem para participar.
Creativity: Ainda não há muitas cabeças criativas do sexo feminino no seu nível. Você vê isso mudando?
Joana Monteiro: Nos velhos tempos, para ser competitivo em uma agência você tinha que varar a noite, não tinha fins de semana, não tinha vida. Isto está fora de moda. Todo mundo se tornou mais profissional. Entregue um bom trabalho e faça a gestão do seu tempo. Hoje, em toda equipe, os homens também querem pegar seus filhos na escola e jantar em casa. Hoje em dia, o modelo de trabalho é mais interessante para as mulheres. E ele precisa ser.