Em tempos de selfie quem diria que justamente uma simples foto poderia abalar as relações diplomáticas entre dois países?
É justamente o que está acontecendo nesta semana. As vésperas do concurso mais famoso de beleza do mundo, o Miss Universo, que acontecerá no dia 25 de janeiro em Miami, duas candidatas causaram polêmica mundial com um simples click postado em redes sociais.
A candidata Doron Matalon, de Israel publicou uma foto dela e da Miss Líbano, Saly Greige, sorrindo juntas nas preparações do concurso. O que seria algo super positivo, no meu ponto de vista de RP, que poderia sinalizar uma aproximação entre candidatas que deixam de lado os conflitos milenares entre seus países em prol de um mesmo objetivo, acabou se tornando um ato de provocação.
No Instagram da candidata de Israel a foto permanece inalterada, com comentário dela dizendo que lamenta o ocorrido mas que era esperada esta reação. Já no perfil da Miss Líbano a foto está editada, dizendo que desde quando chegou ao concurso tomou cuidado para não se aproximar da concorrente, mas que, durante uma foto, ela (Miss Israel) apareceu e tirou uma selfie.
Alguns libaneses pediram nas redes sociais que Saly perca seu título de Miss por entrar em contato com uma cidadã do estado inimigo. Embora a fronteira esteja “calma” desde 2006, sabemos que os dois países estão tecnicamente em guerra. Libaneses correm até o risco de serem presos caso telefonem ou viajem para Israel e todos os produtos israelenses são banidos no Líbano.
E o que tudo isso tem a ver com as Relações Públicas? Já vimos aqui no #blogrelações sobre o cerimonial & protocolo necessários para cada etapa da organização do concurso e agora estamos diante de uma crise de imagem, afinal, um dos objetivos da vencedora do Miss Universo é passar seu “reinado” viajando pelo mundo levando a mensagem de paz.
Se você fosse RP do Miss Universo 2015, qual seria a saída para esta crise? Será que a organização do concurso está preocupada com isso? Será preparada alguma mensagem especial na abertura? Alguma estratégia para deixar claro que conflitos fundamentalistas não são aceitos durante o concurso que promove a beleza e a paz no mundo?
(Quer saber mais sobre o que trata e como é a organização de um Miss Universo? Leia também o post que escrevi sobre o Miss Universo realizado aqui no Brasil: MISS UNIVERSO + CERIMONIAL & PROTOCOLO = CASAMENTO DE LUXO!
Fonte: info.abril.com.br | www.missuniverse.com | R7.com
Onde foi para aquele discurso da "Paz Mundial " ? Lidar sobre influência de radicais é complicado,acredito que elas teriam de ter coragem (muita coragem) para enfrentar essa gente desequilibrada pela guerra, mas ao mesmo tempo perderam a oportunidade de fortalecer o respeito e o carinho com seu semelhante, pois ambas religiões falam disso em seus livros religiosos. RP deveriam destacar que não são soldados e sim mulheres lindas disposta a divulgar seus países com sentimento de amor a seu povo, e que o ódio não iria desfazer o desejo da Paz Mundial !