Confuso esse título não é? Talvez fique mais fácil falar sobre como Relações Públicas pode contribuir com a Gastronomia e o inverso é proporcional.
Vejamos um profissional que atua em duas em duas áreas pelas quais tem paixão: RP e Gastronomia. Tendo formação acadêmica e especializações em ambas, invariavelmente esse profissional é questionado: “Nossa, essas áreas são tão diferentes, não é difícil viver assim?”. De fato, conceitualmente são bem distintas, mas na prática elas se combinam muito, mas muito mesmo. Quer ver só?
Assim como em Relações Públicas, o Gastrônomo também precisa conhecer profundamente os seus stakeholders para promover relacionamentos duradouros e geradores de recursos. O gastrônomo, assim como o Relações Públicas, precisa gerenciar conflitos em todas as esferas, já que essencialmente as atividades na cozinha envolvem pessoas e interesses dos mais diversos. O Relações Públicas precisa ter um bom conhecimento de mundo, de culturas e hábitos diferentes para transformar tudo isso em um processo de comunicação que realmente funcione; o gastrônomo também e ainda traduz esses itens em sabores.
Poderia ficar aqui escrevendo páginas e páginas sobre essas combinações, faço isso em sala de aula e na cozinha com meus alunos, aproveito também para lhe convidar a explorar a atividade de Relações Públicas em novos mercados, é preciso abrir o leque de atuação, é preciso inovar, é preciso criar e ainda mais, é preciso ser feliz!
Bruno Bertozo, Relações Públicas e Gastrônomo, é consultor no Socorro Chef! que desenvolve atendimentos de Personal Cuisine, projetos e treinamentos para a brigada de cozinha e empreendedores gastronômicos. Como docente em Gastronomia, ministra os temas de Administração e Marketing Gastronômico, Empreendedorismo, Eventos, Gestão de Alimentos e bebidas no IGA – Instituto Gastronômico das Américas. Como Relações Públicas ministra os temas de Gerenciamento de Carreiras, Comunicação, Gestão Organizacional, Teoria e Técnicas de Relações Públicas junto às universidades Gama Filho, Unopar, FIPA, Faculdade Cásper Líbero e FAAT.
Adorei o post, Bruno. Vou me formar em Relações Públicas esse ano e pretendo fazer algo na área de gastronomia, ou graduação ou curso técnico. O que você recomenda:?