Os recursos das redes sociais vêm tomando, dia mais dia, espaço em diversas mídias tradicionais.
Exemplos disso são o uso das hashtags em programas de TV; o WhatsApp sendo explorado como recurso de relacionamento e atendimento; a participação e a interatividade como molas propulsoras de campanhas publicitárias e serviços de atendimento a cliente, entre outros muitos casos.
O que me chamou a atenção esses dias foi o tradicional programa de e-mails da Microsoft, o Outlook, oferecendo a seus usuários os recursos de like e menções. Tudo isso para deixar a experiência de receber mensagens de correio eletrônico ainda mais social e mais parecida com as redes sociais online.
A Microsoft afirmou que o “like” do Outlook servirá para sinalizar que a mensagem foi não só recebida, mas também lida e curtida. Usuários receberão notificações sobre tais ações. As menções funcionarão da mesma forma: colocaremos o “@” antes do nome do contato e, automaticamente, esses serão marcados no campo “destinatários” ou até mesmo no corpo do e-mail.
Legal, né? Os recursos devem chegar a todos os usuários até o final de 2015 e liberados aos assinantes do plano corporativo Office 365 já em outubro.
Será que os mais jovens vão aderir? Digo isso, pois, nem o uso de e-mails é difundido entre as gerações que estão chegando ao mercado de trabalho…
Será essa uma tentativa de prolongar a vida dos polêmicos, criticados e necessários e-mails?