Muitos clientes chegam em RPs por quererem virar notícia. Outros, por precisarem de mais engajamento nas redes sociais.
Mas prepare-se: os clientes vão nos procurar cada vez mais para se tornarem autoridade e para trabalharem o seu Personal PR, como diz o Guilherme Alf, que já em 2015 teve alguns clientes nesta área. Em 2016, os esforços para ganhar autoridade vão ter prioridade nos orçamentos de RP.
As marcas e os executivos têm gasto uma quantidade significativa de dinheiro para ganhar a atenção dos principais influenciadores da indústria, ou para fazer crescer suas redes sociais e ter *milhares de seguidores*. Só que muita gente ainda não pensa que esses centenas ou milhares de seguidores não garantem que há uma real conexão com negócios ou marcas.
Comunidades realmente fortes têm seguidores orgânicos e aqueles que se conectarem por impulsionamento de posts ou publicidade devem vir por reconhecer que na sua página ou site encontrarão valor — ou, como se diz no marketing, que terão *problemas* resolvidos.
O QUE FAZER EM 2016:
- Ser autoridade é o novo fetiche do marketing digital, já que as empresas, executivos, empreendedores e empresários se darão conta da importância de se tornarem líderes na sua área de atuação. As táticas de RP são perfeitas para ajudar.
- Tanto quanto promover a imagem de quem quer ganhar autoridade é importante ganhar consciência do conteúdo já existente em torno das suas marcas.
- Criar conteúdo para atrair as audiências certas para construir autoridade. Gerar conteúdo deve partir dos objetivos de negócio, mas principalmente precisa ter seu valor percebido e ser útil, educativo e engajar. Esqueça o público-alvo, fale com personas.
- A máxima *quantidade não é qualidade* nunca foi tão verdadeira. Concentre-se no desenvolvimento de uma rede sólida, na atração de leads qualificados e na e construção de influência de um público segmentado e valioso para ficar à frente em 2016.
Também concordo com você, ter mais autoridade hoje é fator fundamental no marketing digital