*Por Ligia Braga
Um dos grandes desejos de todo profissional é ser referência no que faz. E esse é o desafio do SEO, reforçar o conteúdo para a melhor compreensão e consequente posicionamento nas ferramentas de busca.
Na teoria, os melhores sites são os nas primeiras posições, seja por fatores internos como conteúdos de qualidade, palavras-chave bem utilizadas e boas estratégias de linguagem na programação da estrutura, como por fatores externos: a maneira como o seu site se relaciona com outros. E é nisso que você pode contribuir com o bom uso de suas redes sociais.
Comece com o seu perfil: preencha sempre com informações relevantes. Se você quer reforçar o seu site, inclua o nome em seus dados e o link para ele sempre que possível. Quando buscarem o seu nome em conjunto com o nome de sua empresa ou blog, por exemplo, é bem provável que isso apareça nos resultados.
Ao dialogar com a sua rede, compartilhe materiais interessantes e que mantenham a conexão com a marca. Tente ir além do linkbuilding apenas para os seus próprios conteúdos, é bom que os seus contatos entendam que você é ligado em todo o seu mercado e que consegue trazer novos pontos de vista para o segmento.
Não deixe de complementar os links com citações e comentários do que você achou importante no post ou site, isso ajuda a ampliar a sua percepção de profissional que consegue avaliar bem as informações, não só replicar.
A Whiteboard Friday do Rand Fishkin sempre tem ótimas ideias práticas de SEO acessíveis para todos interessados em ampliar a visibilidade de seu conteúdo. Com dicas simples e aplicáveis, todo mundo pode melhorar a possibilidade de seu espaço ser encontrado.
Gostou das ideias? Hora de colocar em prática e usar bem as suas redes sociais!
Publicado originalmente no Pulse
Ligia Braga é jornalista