• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Serviços Clipping
Criatividade não é só dom – conheça o método para gerar ideias

ideias

Criatividade não é só dom – conheça o método para gerar ideias

Redação TMPRP by Redação TMPRP
3 de agosto de 2022
in Clipping, Serviços
0
11
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Criatividade: palavra intrigante para as Relações Públicas, já que por vezes ficamos na dúvida se é uma área na qual devemos nos envolver ou não. A cultura criada de que a geração de ideias seria uma função dos profissionais “criativos”, onde não nos incluíamos, fez com que os nossos colegas publicitários desenvolvessem essa prática com muito mais naturalidade, assumindo a responsabilidade de compor as ideias de uma campanha (e também o mérito pelas bem sucedidas).

Ideia

Conforme vamos aprendendo a nossa função como Relações Públicas, entendemos que não importa se somos RPs, jornalistas ou publicitários: como profissionais da Comunicação, precisamos respirar criatividade e transpirar ideias. Muitas pessoas pensam que a criatividade é quase um dom, ou você nasce com ela ou depende daqueles que à carregam, mas não é bem por aí – trata-se de um exercício que exige prática.

Sabemos, porém, que nem sempre temos tempo para exercitar a criatividade que vive em algum lugar em nós. Quando temos que propor campanhas ou ações para um cliente, então, nem se fala – não dá para tirar coelho da cartola o tempo inteiro. Nesse mundo acelerado, não temos tempo suficiente para testar uma ideia e esperar que o resultado dela seja positivo – precisamos ser certeiros no que propomos.

A DZ Studio conhece essa realidade na pele e sabe que o maior problema de equipes criativas às vezes nem é a falta das ideias em si, mas sim a desorganização desse processo criativo. Foi pensando nisso que o Gustavo Mini e o Zé Pedro Paz desenvolveram uma metodologia Smart/Simple para criar um processo para a geração de ideias – um método prático, que define em si próprio se a ideia é de fato sustentável, aplicável, inteligente e simples.

processo-criativo
processo-criativo

A prioridade do JAM é a simplicidade. É um método prático e visual para organizar ideias para projetos de comunicação em, no máximo, 1 hora. O método nasceu através de uma necessidade interna da DZ Studio, que o testou por um ano em seus projetos antes de resolver compartilhar com o mundo. Segundo Gustavo Mini, eles resolveram disponibilizar a ferramenta por dois motivos: para obter feedback de outras pessoas e poder aprimorá-la e, também, porque o método foi tão últil para a DZ que eles suspeitavam que seria útil para outras pessoas também.

JAM-board
JAM-board

E, de fato, foi. Nós já testamos o JAM e viramos fãs desse método. O board ajuda na contrução da visão geral do projeto, colocando em “caixinhas” o que é prioridade e necessidade, para guiar a geração das ideias e organizar a execução de cada uma. É uma forma de organizar a apresentação das ideias propostas de forma consistente, o que nos faz ter mais segurança ao levar as propostas para o cliente.  

Gustavo-Mini
Gustavo-Mini

Para falar sobre a sua metodologia, Gustavo Mini vai ministrar o workshop JAM – O Processo Criativo Smart Simple, no 2º dia de RP Week. Iniciando com conceitos sobre criatividade até então utilizados apenas no mundo da Publicidade, Gustavo Mini vai falar sobre processos criativos e nos mostrar, na prática, como o JAM funciona.

 

Tags: Clippingeventos
Previous Post

O que muda do jornalismo para a produção de conteúdo?

Next Post

5 instituições beneficentes para ajudar em Porto Alegre

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post

5 instituições beneficentes para ajudar em Porto Alegre

Da publicidade ao branded content: conheça a Mutato

Da publicidade ao branded content: conheça a Mutato

Cases de Comunicação Integrada: Always Intimate Words

Cases de Comunicação Integrada: Always Intimate Words

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.