Sexta-feira foi o dia de conhecer por dentro algumas das maiores agências de Relações Públicas e Comunicação Corporativa do Brasil. Uma delas foi a RMA, que recebeu de portas abertas a turma de participantes da RP Week e deu uma aula de Comunicação, Planejamento e Inbound Marketing.
Com mais de quinze anos de atuação no mercado da comunicação corporativa, a RMA é agência pioneira em oferecer serviços voltados para Business Intelligence, Social Media e Planejamento Estratégico da Comunicação utilizando princípios de Inbound Marketing.
Cristina Metidieri é a Líder de RH do Grupo RMA e foi quem nos recebeu e guiou durante toda a visita. Com muita simpatia, apresentou os princípios da empresa, premiada em 1º lugar pela Great Place to Work do setor de Comunicação do Brasil, nos contando um pouco sobre a sua trajetória e divisões.
Cristina nos mostrou que, para ter uma equipe engajada e comprometida, é necessário enxergar o potencial do funcionário, acreditar nele e investir para que as suas habilidades sejam desenvolvidas da melhor forma possível. O cuidado da RMA com o funcionário é encantador, pois preocupa-se em oferecer um ambiente de trabalho confortável, tem flexibilidade de horário e, mais do que encorajar o desenvolvimento humano e profissional do seu pessoal, a agência se compromete para que isso de fato aconteça.
Estimular sua equipe a aprender uma segunda língua e se desenvolver academicamente é princípio básico na RMA, que custeia parte dos estudos do colaborador e, conforme o desenvolvimento dele dentro da empresa, passa a cobrir todo o investimento em sua educação.
“Também somos completamente flexíveis quanto ao horário de trabalho”, conta Cristina, acrescentando que o funcionário pode ajustar suas horas de trabalho conforme seus compromissos pessoais, tendo liberdade para estudar durante o turno que desejar e compensar suas horas no final ou início do expediente.
A agência segue uma política consistente de transparência e portas abertas com seus colaboradores e periodicamente organiza cafés entre grupos de funcionários e os sócios, estimulando a troca de informações e interação entre os gestores e pequenos grupos representativos da empresa. Assim, é possível ter um feedback direcionado da agência no geral, ouvindo sugestões e discutindo sobre melhorias no processo de trabalho e na rotina dos profissionais.
A RMA também se compromete com causas sociais. Atualmente, oferece apoio financeiro e voluntariado para um lar de idosos da cidade, onde os funcionários da empresa se envolvem na causa, organizam passeios com os idosos e tentam realizar alguns pequenos desejos dessas pessoas, como leva-los ao zoológico e à praia.
Em um segundo momento, a fala foi assumida por Juliana Gaspato, Gerente de Relações Públicas da agência. Juliana falou sobre as mudanças do mundo e da Comunicação, do comportamento do consumidor e sobre como não é a marca quem dita o conteúdo, mas sim o público, complementando que o marketing outbound vem perdendo força e sobre como o inbound, ou marketing de atração, tem gerado resultados muito melhores – já que o consumidor não é mais interrompido e opta por ir atrás do conteúdo que lhe interessa, quando desejar.
“A Estratégia nunca será engessada, ela precisa ter um resultado positivo. O setor de Business Intelligence, que acompanha as métricas das campanhas e ações, é quem vai falar isso para a gente”.
Assim, Juliana explica como a empresa prioriza trabalhar com as 4 mídias – própria, paga, adquirida e social, que já falamos aqui – para que o cliente consiga se consolidar através de conteúdo próprio e relevante, tornando-se referência.
“Tudo depende da jornada do público. Não existe mais a divisão entre estratégia digital e offline: o discurso precisa estar alinhado e ser um só em todos os canais e nós precisamos estar preparados para lidar com todos eles”. Juliana complementa explicando que o conteúdo deve ter o mesmo discurso, mas que também precisa ser multimídia, ou seja, o conteúdo não pode ser apenas replicado nas diferentes plataformas, pois existe um formato de diálogo diferente em cada um deles.
Gabriela Nunes, coordenadora de Planejamento Estratégico da RMA, deu sequência e nos mostrou a metodologia e etapas de trabalho para desenvolvimento do planejamento estratégico da comunicação. “O Planejamento é um grande TCC: a gente vai ter que entender tudo que está acontecendo no mercado, tudo que está acontecendo dentro da empresa, tudo que o público está falando sobre ela para começar a criar recomendações estratégicas”, explica ela, contando que o planejamento leva de três a quatro meses para ser concluído para que, então, as ações propostas nele comecem a ser executadas.
Gabriela também conta que algumas empresas que chegam até a RMA já são muito bem estruturadas, possuem setor de Marketing e às vezes até mesmo de Comunicação, então nesses casos o planejamento estratégico é adaptado e etapas são puladas, dando foco aos objetivos e necessidades específicas do cliente. Isso é possível por causa no método de trabalho da agência, dividido em clusters, ou seja, grupos menores compostos por integrantes dos diferentes setores da empresa, que trabalha de forma integrada nas ações estratégicas dos clientes.
ETAPAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO
A visita terminou com um tour pelos setores da agência, momento onde foi possível conhecer seu espaço, divisões de setores e clima da organização, que aparenta ser bastante leve e descontraído. Foi fantástico entender a aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula durante a graduação e enxergá-los aplicados na prática por uma agência tão bem conceituada. Privilégio poder conhecer a RMA, sua cultura e processo de trabalho, saímos com a certeza de que o que aprendemos na universidade ainda é super atual, mas que deve ser complementado com metodologias mais modernas que permitam a conquista de resultados de negócios mais eficazes através da Comunicação . 🙂