Uma das atividades mais aguardadas da terceira edição da RP Week foi a visita ao Jornal O Estado de SP, vulgo Estadão.
O jornal impresso mais antigo da cidade de SP abriu as portas para receber um grupo de estudantes e profissionais participantes da RP Week e nos mostrar que, apesar de estarmos submersos no mundo digital, o jornal impresso ainda não perdeu o seu valor.
Na primeira parte da visita fomos apresentados à história do Estadão, que teve a sua primeira edição circulada ainda durante o Império, em 4 de janeiro de 1875, como A Província de São Paulo, seu nome original.
Lisandra Gava, RH do Grupo Estado, recebeu os visitantes com muita simpatia, pronta para responder as perguntas curiosas dos visitantes sobre os desafios da adaptação de um jornal tradicional para o meio online. “Passamos, sim, por dificuldades que podem ser chamadas de “crise” durante a migração para o meio online, porém ainda temos muitos clientes do jornal impresso, temos a quarta maior tiragem do país”.
Mudanças e adaptações de conteúdo e formato da entrega do mesmo foram feitas para acompanhar a evolução tecnológica. “As editorias do jornal estão sempre atentas quanto à evoluções no formato de conteúdo e entrega do mesmo, estamos sempre em busca de referências, olhamos muito para a mídia internacional e para estudos que possam nos auxiliar nesse aspecto”, conta Lisandra, e acrescenta que as divisões editoriais trabalham com total integração entre si.
Quanto à mudanças no formato das plataformas para entrega de conteúdo, o exemplo citado foi a frente de Infográficos do Estadão, onde trabalham utilizando design e linguagem mais leve. “Nos orgulhamos muito do setor de Infográficos que construímos aqui no jornal, os profissionais que atuam nele estudam muito e estão sempre aprimorando a forma de entrega de conteúdo”.
O Grupo Estado é formado por cinco empresas – o Jornal Estadão é a célula principal do grupo, que também é composto pela Rádio Eldorado (1958), a Agência Estado (1970), a Oesp Mídia (1984), a Oesp Gráfica (1988) e o Estadão Pequenas e Médias Empresas.
O jornal também produz Branded Content.
Isso mesmo, o Jornal Estadão também produz branded content exclusivo para marcas, mostrando o quanto se adaptou para atender às necessidades dos seus públicos. Além disso, o Estadão também possui um projeto com escolas da cidade chamado Blog das Escolas, um espaço no portal online do jornal voltado para para colégios da cidade.
Na sequência, Lisandra guiou o grupo de visitantes pelo Caminho da Notícia, onde foi possível conferir a evolução do maquinário utilizado para impressão dos jornais, chegando até a impressora atual utilizada para produção, que ocupa quatro andares do prédio.
A visita terminou na redação do jornal, onde foi possível conferir o espaço em que os jornalistas trabalham, além de bater um papo com Viviane Bittencourt, Editora-Assistente do Estadão. Na conversa, Viviane nos contou um pouco sobre a rotina da redação, o quão intenso é o trabalho dentro de um veículo do porte do jornal e como precisam estar atentos 24/7, entregando um conteúdo de qualidade, ao nível do leitor do jornal impresso e online.
Viviane também respondeu perguntas dos participantes, contando que erros acontecem com frequência no momento de publicar uma notícia, pelo fato de estarem constantemente na urgência de informar. “Nossa posição é sempre nos retratar ao leitor, admitir nossos deslizes e pedir desculpas pelo erro, passando em seguida a informação correta”.
A visita atendeu às expectativas dos visitantes, nos mostrando que o Estadão é um jornal que vai muito além do papel – é contemporâneo e multiplataforma.