O termo branded content está muito em alta ultimamente. Mas você sabe como surgiu? Segundo o site Redator Web: o termo surgiu a primeira vez em 2001 para descrever uma ação de storytelling e cross mídia da BMW, em uma série de curtas, o The Hire.
Nos curtas, a marca era o centro da história e como resultado, houve muito buzz sobre os filmes e naquela época, em apenas quatro meses, tiveram mais de 11 milhões de visualizações e em 2002, 55 milhões de visualizações. Sem contar que houve quase 13% de aumento nas vendas da marca.
Como criar branded content
O branded content é toda a linha de comunicação que define para a marca. Esse posicionamento é estabelecido após um profundo conhecimento do público, definição de sua brand persona e como sua comunicação de marca será distribuída e mensurada com presença em redes sociais, vídeos, uso de influenciadores, ações de co-brand, entre outras.
O objetivo do branded content é atrair os consumidores, criar relacionamento, criar valores e gerar diálogos, de maneira que a percepção de sua marca se destaque perante os concorrentes.
No branded content as marcas procuram criar experiência para o consumidor, contar histórias através de campanhas ou ações específicas que busquem através da publicidade, atrair pessoas e fixar a marca em sua mente. O objetivo é criar conexão verdadeira entre o consumidor e a marca.
As marcas que fazem um bom trabalho em branded content são: Coca-Cola, TAM, Red Bull, Lego, Starbucks, entre outras.
Para fazer um bom branded content:
E quais são os pontos principais para que uma marca crie uma boa estratégia de branded content?
Em linhas gerais:
- Conhecer todos os pontos positivos e negativos da marca
- Definir o brand persona
- Analisar todo o conteúdo disseminado e a aceitação dele nos canais digitais
- Ouvir o que seu público tem a dizer sobre sua marca
- Contar uma história
- Criar interesse
- Gerar engajamento
- Transformá-los em clientes fiéisEssa arte da Ogilvy mostra os passos que devemos trilhar, enquanto marca. ?
Fica o convite para que sua marca comece a trabalhar o branded content, caso já não o faça. ?
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede