Saiba como a banda ADZ Abrados Zoio criou sua campanha de financiamento coletivo.
Relações Públicas de profissão, músico por natureza, resolvi encarar as duas área de maneira a qual uma complementasse a outra. Após defender nosso trabalho de conclusão de curso da especialização em Relações Públicas, cujo tema foi a proposta de criação de um planejamento estratégico de Relações Públicas para banda ADZ Abrados Zoio [que orgulhosamente fiz em conjunto com a RP Amanda Mayumi, do Todo Mundo Precisa de um RP], colocamos em prática uma das ações sugerida no plano de ação: realizar um projeto de financiamento coletivo, ou melhor, um crowdfunding.
À primeira vista, o objetivo da banda pessoense ADZ Abrados Zoio era apenas gravar um single e um videoclipe da sua próxima canção de trabalho, intitulada “Gentileza gera Gentileza” e tentar captar os recursos financeiros por meio do crowdfunding.
Contudo, incluir uma ideia de um grupo musical oriundo da cidade de João Pessoa – PB, numa plataforma de financiamento coletivo onde busca espaço e a atração de captadores em meio a tantas outras ideias, até mais interessantes que as nossas, e com diversos artistas reconhecidos nacionalmente, não seria tarefa fácil, dado o momento econômico do país .
Nessa perspectiva o que eu como Relações Públicas poderia indicar aos membros do grupo? EUREKA! O insigtht veio com o mote do refrão da canção que diz “Ajudar! Gentileza gera gentileza / Que gera a paz, que gera o amor, e muito mais / Ajudar! Liberdade para o coração”. Ora, se a música tem por título “Gentileza gera Gentileza” e toda sua letra fala em fazer o bem, ajudar, por que não diferenciá-lo e agregar mais valor ao mesmo por meio do viés da responsabilidade social? E assim fizemos!
Desta feita, o intuito inicial que seria de gravar o single e o videoclipe ganhou mais um atrativo, ou seja, o grupo se comprometerá em repassar, como contrapartida social, até 50% de todo o valor arrecadado, caso ultrapassem a meta inicial de R$16 mil (dezesseis mil reais), à ONG Casa Pequeno Davi cujo trabalho está voltado às crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social por meio de atividades culturais e educativas.
O projeto pode ser acessado aqui e possui diversos valores que cabem em todos os bolsos e gostos. Para cada contribuição, uma recompensa…ou mais! [É fundamental pensar nisso também] Elas vão desde o agradecimento público de cada doação por parte das redes sociais da banda ADZ Abrados Zoio, passando por entregas de camisetas com o trecho do refrão da música “Gentileza gera Gentileza”, até os Kits os quais podem conter o combo de recompensas com Música enviada por email + Participação do investidor no videoclipe + Camiseta do projeto.
As pessoas jurídicas também terão a oportunidade de exercerem sua Responsabilidade Sócio-Cultural com o nosso projeto. Decidimos criar algumas recompensas às organizações. Aqui, a criatividade e o diferencial também foram primordiais. Criamos o selo “Empresa Gentil” e será fornecido as 20 organizações investidoras do projeto. Além disso sua marca estará estampada no videoclipe durante o início e o final, nos créditos.
E assim, por meio de uma ação de Relações Públicas, com uma pitada de inovação, mais uma ideia saiu do papel e possui apenas 60 dias (hoje, 13 de setembro, somente 38) para seguir em frente!
Acreditamos no projeto e contamos com a sua contribuição!
Quer saber mais sobre o projeto e sobre a ADZ Abrados Zoio? Acesse os links abaixo: