Ontem foi dia de FIC 2016.
Com a temática The Content Revolution, ou “A Revolução do Conteúdo”, o 12º Fórum de Interatividade e Comunicação reuniu líderes nacionais e internacionais, grandes marcas e produtores independentes de conteúdo para debater novos modelos de comunicação – e nós estávamos lá acompanhando só para poder te contar tudo depois. 🙂
A 12a edição do FIC ocorreu no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul e, hoje, vai ser a vez de São Paulo sediar o evento – e o Blog RP também vai estar cobrindo por lá!
Gurus do Conteúdo
O evento deu start com uma grande presença: Mark Schaefer, professor na Rutgers University (New Brunswick – EUA), consultor de Marketing e autor do livro “The Content Code” abriu as atividades do dia com a sua fala sobre conteúdo na atualidade.
Schaefer afirmou que “estamos produzindo muito conteúdo hoje, sem pensar nas necessidades da nossa audiência, sem conhecê-la”, criticando o conteúdo “razo” que vem sendo produzido em alta escala por tantos apenas para seguir o modelo estipulado por grandes organizações na área do conteúdo.
Nós conversamos com o Mr. Schaefer e você poderá conferir a entrevista exclusiva com ele aqui no Blog RP nos próximos dias. 🙂 Enquanto isso, esse vídeo:
Em 2016, o FIC foi reformulado e passou a contar com três trilhas de conhecimento, cada uma com a sua temática. Achamos o modelo do evento muito interessante e dinâmico, o único revés é que não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pois as programações de cada trilha ocorrem simultaneamente.
Trilha 1
Após a palestra de abertura, a Trilha 1, pautada pelo Brandend Content, iniciou suas atividades com palestra de Fabio Coelho, do Google. Na sequência foi a vez de Pierre Mantovani, do Omelete Group, que abordou o case da empresa na Comic Con Experience. “Não fazemos nada que não gostamos, ou não curtimos, dentro da empresa”, destacou Mantovani ao explicar a importância de se produzir material relevante ao público.
Às 13h, a sequência da programação contou com Bruno Belardo, do Buzzfeed Brasil, com a sua palestra “Os novos rumos da Comunicação”. Bruno afirmou que a forma como entregamos o conteúdo é tão importante quanto a qualidade do conteúdo em si, e contou que seu maior desafio no Buzzfeed é mostrar para os “gringos” como o Brasil é diferente de tudo que eles já viram. Também tivemos o privilégio de conversar com Bruno e, logo logo, o nosso bate-papo vai estar aqui no Blog RP. Enquanto isso, confere esse teaser:
Ana Emília Cardoso e Marco Piangers, André Zimmermann, da Netcos e Daniel Conti, do grupo de mídia VICE integraram as demais atividades da Trilha 1.
Trilha 2
A Trilha 2 focou no Tech Marketing, e as atividades começaram com Felipe Chuquer da Outbrain. Na sequência foi a vez de Ricardo Heidorn, da Seekr e Marcelo Pimenta, da Laboratorium. A programação da Trilha 2 também teve palestra de Amilton Diesel, da Aquiris Game Studio. Após, André Alves, da RD, apresentou a palestra “Inboud Marketing: o método para transformar conteúdo em novos clientes”.
A programação da Trilha 2 foi encerrada com o painel de agências, que teve como norte dos debates o tema “O Papel das Agências na Revolução do Conteúdo”.
Trilha 3
A Trilha 3, que teve como tema “Estratégias e Conteúdo Independente”, iniciou suas atividades com a palestra de Murilo Oliveira, da IWM. Após, foi a vez de Diego Fabris, do Desetemperados. Às 13h aconteceu o Painel de Startups, que debateu sobre tecnologia e conteúdo.
Na sequência foi a vez de Victor Sorriso, do Spotify, que abordou as possibilidades publicitárias através das playlists do sistema. “O Streaming com publicidade representa 70% dos usuários do Spotify no mundo hoje”, explicou Sorriso, que também demonstrou o crescimento do consumo de música em formato digital ao longo dos últimos anos. A Trilha ainda recebeu um Painel com Youtubers e encerrou suas atividades com a palestra da blogueira e maquiadora Alice Salazar.
Encerramento
O FIC 2016 encerrou com chave de ouro com a palestra do britânico Mark Masters. Consultor de marketing, Masters é autor do livro “The Content Revolution”, que dá nome à temática do evento deste ano. Mark apresentou a palestra “Where you are, where you’re heading, how you’re going to get there” (Onde você está, para onde está indo e como chegará lá) e destacou que, a razão de um evento como o FIC, é tornar as pessoas melhores nos negócios a partir do momento, onde o conteúdo permite uma conexão mais profunda com a audiência.
“A minha abordagem é como fazer as empresas tomarem o controle da sua própria abordagem de mídia. Eu acredito que as empresas, agora, devam ser donas de sua mídia”, exaltou Masters.
Mark Masters conversou conosco e estamos trabalhando para disponibilizar, o quanto antes, a entrevista completa e exclusiva aqui no blog. 😉
Hoje a cobertura do evento em São Paulo continua nas redes sociais da Todo Mundo Precisa de Um RP, acompanhe tudo no nosso Twitter, Instagram e Snapchat:
- www.twitter.com/todomundorp
- www.instagram.com/todomundorp
- Snapchat: @todomundorp
Segue acompanhando o Blog RP, vai ter muito conteúdo sobre o evento e entrevistas exclusivas por aqui.