Empreender não foi a minha primeira escolha. Na verdade, nem era a segunda. Mas aqui seguem algumas dicas sobre o que aprendi no mundo do empreendedorismo e um pouco da minha trajetória. 🙂
Quando comecei a faculdade de RP, há 7 anos, acreditava que iria trabalhar na área de comunicação em uma grande empresa ou até mesmo em uma multinacional, e que aquilo era sucesso e só assim me sentiria realizada.
Mas a vida nem sempre é como planejamos.
E que bom que ela nem sempre é como imaginamos.
No meu último ano de faculdade tive a ideia de criar uma fanpage sobre a profissão de relações públicas com o objetivo de divulgar vagas de empregos e disseminar mais informações sobre a área.
Eu mal sabia o que viveria depois disso e que aquele seria o meu primeiro passo para o empreendedorismo.
Sempre tive uma facilidade com programas de edição de imagens e vídeos. Comecei também a criar novos conteúdos e engajar as pessoas que curtiam a página.
Por isso consegui construir uma audiência bem bacana e transformei a RP Brasil na maior fanpage sobre o assunto do país.
Devido a essa exposição conheci um montão de gente, mas 3 pessoas foram e continuam sendo essenciais para a mudança da minha vida e para a decisão em empreender.
Sempre digo que o Alf, Prochno e a Ariane são a gangue que me levou para o caminho do empreendedorismo.
A minha habilidade e gosto por criação me abriram uma nova porta: Empreender como social media e designer. Hoje, sou a responsável por criar os materiais gráficos da TMPRP e também tenho alguns freelas na área.
Entrei como sócia da Todo Mundo Precisa de um RP, aprendi muita coisa que talvez nenhum estágio ou emprego iria me ensinar. Errei, errei e errei de novo.
Aprendi que errar dói, mas faz um bem danado para o amadurecimento e na melhora da entrega. Se você entra pro universo empreendedor porque não quer ter chefe ou por não quer ter horário para o trabalho, você está entrando pelos motivos errados.
Empreender é acreditar que pode fazer diferente. É correr riscos.
O que aprendi no mundo do empreendedorismo:
1. Cerque-se de pessoas boas que possam te ensinar algo novo todo dia e que também possam aprender com você.
2. Seja uma esponja! Absorva sempre novos conteúdos, novas tendências, novos ensinamentos, inclusive de diferentes áreas.
3. Espelhe-se em algum profissional que você admira muito. Crie uma meta de chegar onde ele chegou.
4. Saiba reconhecer seus erros e seus limites. Não é uma vergonha dizer que você não sabe algo!
5. Faça uma análise SWOT da sua vida profissional. O que você precisa melhorar, quais são suas qualidades? Capacite-se!
6. Aprenda a ouvir críticas. Acho que esse é um dos conselhos mais difíceis! Transforme um feedback ruim no teu impulsionador.
7. Muitas vezes dá preguiça, eu sei, mas faça sempre o seu melhor 🙂
Como sempre digo: Não há uma receita de bolo para se tornar um empreendedor de sucesso. Acredito que tudo que você faz com muito amor dá certo!