Quando a gente pensa nas marcas mais valiosas do mundo o que vem à cabeça? Vou contar o que passa pela minha… Sucesso, dinheiro, equipe, processos e… Inovação.
Resistir e perceber os movimentos de mercado, a mudança dos diferentes públicos ano após ano é quase uma microcirurgia diária para os negócios, sem essa ‘sensibilidade’ grandes empresas viram somente lenda. Existe uma lista famosa de organizações que começaram suas operações revolucionando o ‘mundo’ e como um estalo de dados (algumas poucas décadas) perderam completamente o fio da meada, quer ver só: Blockbuster, Kodak, MySpace, entre outras.
Hopi Hari é um exemplo, abriu a operação anos atrás, literalmente contribuiu para fechar as portas do tradicional Playcenter e
hoje vive uma batalha judicial para sobreviver. Mas o que efetivamente deu errado? Será que deixamos de gostar de parques como esses por aqui? O Mickey pode afirmar que não, a Disneyland sentiu os efeitos da recessão no Brasil, mas mesmo assim, toda magia da Disney continua atraindo muitos e muitos turistas, ano após ano.
O parque ‘paulista’ tentou anos atrás trazer os ensinamentos do Sr. Walt para cá, fechou
parceria com a Warner na tentativa de ‘encantar’ o público e deixar vivo aquele sentimento especial no momento de diversão, isso também não deu certo, talvez por não ser genuíno, talvez por tentar juntar duas coisas que não estavam essencialmente ligadas. Eu não sei os bastidores dessa história, usei alguns trechos para ilustrar como inovação e gestão andam lado a lado.
Se pudesse sentar com o time de cada uma das empresas que citei para opinar, levaria essa lista de conselhos ilustrada com cases de quem soube fazer.
1. Conheça a ti mesmo e só aí decida suas parcerias
Ideias legais, são só ideias.
2. Seu time é o principal, invista nele
Ser parte de algo é melhor do que só ter que fazer algo.
3. Se não conhece seu público, pare tudo agora e comece a fazer isso
Produzir para servir, não importa o segmento.
4. Inove, o mundo muda e você precisa mudar com ele
E isso não significa lançar todo dia algo revolucionário.
Talvez esses pequenos passos poderiam ter aumentado o tempo de sucesso dessas empresas, ter recriado novos negócios e hoje esse post mostraria como essas marcas seguiram de forma inovadora. É claro que listas como essas podem ter 100 milhões de dicas, qual é a sua?
Fonte imagem destaque: desktopwallpapers