Você provavelmente está com mil e uma campanhas em ação a propósito do dia de hoje, a Black Friday. Seus clientes passaram algumas semanas cobrando – e em alguns casos só lembraram na 2ª passada que era preciso criar uma campanha “para ontem”, para aproveitar todo o buzz.
Os seus esforços nas redes sociais até poderão gerar mais venda — se os descontos forem bons. Mas certamente não vão ter impacto na reputação, que, afinal, é o objetivo do seu trabalho, não é RP?
Mas existe, sim, uma forma da Black Friday gerar reputação. Se existe Black Friday, é porque, antes, e esse antes foi o dia de ontem, existe o Thanksgiving, ou dia de Ação de Graças. E o Thanksgiving data de 1621.
A história da Black Friday
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como forma de “escoar” os estoques de produção agrícola de um ano inteiro. Ela se popularizou no varejo nos anos 90, mas já é falada desde 1966 em jornais norte-americanos e foi, inclusive, associada à crise de 1869.
Um dia antes de começar a vender tudo o que se produziu durante o ano, exatamente um mês antes do natal, os norte-americanos faziam uma refeição onde se deleitavam com o melhor da sua colheita.
Nada mais justo.
O Thanksgiving é comemorado com uma ceia. O peru, aliás, é o prato principal neste dia. Embora em 1621 o nome Black Friday não existisse, aí está a origem do seu conceito.
Como seria impossível comer tudo o que se plantou e, para algumas famílias, o ganha pão era mesmo o negócio agrícola, no dia seguinte ao deleite, vinham as vendas da produção. E as promoções, afinal o inverno está começando no Hemisfério Norte e é preciso garantir os suprimentos para os dias mais duros do ano.
Aqui no Brasil, e em vários outros países também, a gente importou apenas uma parte da estratégia americana, que é a parte dos super descontos. Ignora-se a cultura da ação de graças.
Ninguém agradece o esforço e o trabalho de um ano inteiro.
Ninguém vende o excedente da produção, ao contrário, o frenesí de produzir mais para a Black Friday deve estar deixando muita gente com depressão e crise de ansiedade no mercado de comunicação.
Ninguém celebra a produção com um lauto jantar, trazendo para o centro da mesa o seu lado mais espiritual – ou para quem não é lá muito espiritual, boas risadas e um belo encontro entre familiares ou amigos.
Aqui se ignora a ação de graças para focar exclusivamente na venda. Só que cada vez mais a venda é consequencia de bons relacionamentos – e não o contrário, ou seja, não é vendendo indiscriminadamente que você vai construir melhores relacionamentos e garantir “a colheita” do ano seguinte.
Como usar a Black Friday para gerar reputação
Um dos pontos que devem pautar uma campanha de RP é a preocupação com o propósito e reputação da empresa. É sair do copy-paste do que enxergamos das estratégias mais bem sucedidas dos EUA.
Precisamos entender o princípio de datas como a Black Friday e partir delas para criar ações para aproveitar oportunidades. E para gerar reputação, além de vendas, dar o toque cultural do nosso país e da empresa para a qual trabalhamos.
Que tal na próxima campanha de Black friday encontrar uma forma de contar a história e as razões da sua empresa ou do seu cliente estar dando o descontão?
PS: outra ideia muito legal ligada a esta época do ano e que foi distorcida ao importar para o Brasil é o Small Business Saturday. Mas sobre esse eu conto no próximo post. 😉