O Festival de Cannes Lions está sempre inovando em seus projetos. Nesse ano, com o objetivo de compartilhar e promover as vozes dos jovens criativos, está lançando o The Future of Creativity: The Cannes Lions Young Creative Poll – O Futuro da Criatividade: A Pesquisa dos Jovens Criativos de Cannes Lions. A gente escreveu sobre a categoria de Young Lions no último post, se você ainda não sabe do que se trata, clique aqui para entender melhor.
Essa pesquisa está sendo realizada com base em um breve questionário, direcionado para pessoas com até 30 anos, leva menos de dois minutinhos para ser concluído e irá avaliar como jovens criativos ao redor do mundo se sentem sobre o mercado e seu futuro profissional. Se você se interessar em responder esse questionário (em inglês), clique aqui e acompanhe os resultados da pesquisa, previstos para divulgação no mês de maio, pela página de Young Lions no Facebook.
A pesquisa como instrumento de inovação
Se você não se interessou em responder a pesquisa, vamos explicar a você o que está por trás dessa iniciativa. O alicerce do Cannes Lions School é oferecer um treinamento e aprendizagem de renome mundial, por meio do lançamento do The Night School. De acordo com os resultados da pesquisa sobre o perfil dos respondentes e seus sonhos profissionais, o campus da escola de Cannes, que abriga as salas de aula da academia, será transformado do dia para a noite, em um espaço para que os participantes de Cannes Lions possam explorar ideias criativas e se divirtam por meio de oficinas artesanais.
A iniciativa ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho e terá um tema diferente a cada noite. Os convidados especiais serão entrevistados pelo anfitrião da The Night School, Jon Burkhart, que também é coautor de “Newsjacking: The Urgent Genius of Real-time Advertising” e co-fundador do Urgent Genius, o primeiro blog do mundo dedicado à criatividade reativa.
Cannes Lions: as novidades não param por aí!
Como você já pode perceber, Cannes Lions está sempre inovando! Esse ano, o programa Masters of Creativity será um curso de três semanas de duração. Ele foi projetado para apoiar profissionais criativos que já atuam há sete anos no mercado e buscam aprimorar suas habilidades, alcançando o nível de liderança estratégica na área de atuação.
O briefing do desafio dessa edição pede aos participantes para: convencer consumidores europeus adultos de que os biscoitos Oreo não são apenas para crianças. O Masters of Creativity será liderada por Jill Baskin, vice-presidente da Global Creative da Mondelēz Internacional, e Karen Costello, vice-presidente sênior e diretora executiva de criação da The Martin Agency.
Para você ter uma ideia de como tudo isso vai rolar, a partir de 18 de junho, os participantes irão assistir oito apresentações exclusivas de profissionais renomados. Então, serão separados em equipes multidisciplinares e multifuncionais, que vão apresentar suas campanhas no dia 23 de junho. O júri será presidido por Keith Reinhard, membro emérito do conselho da DDB Worldwide, e será composto por funcionários sêniores de marketing da equipe Mondelēz International.
Confira a visão do vice-presidente:
“Oreo é o biscoito favorito do mundo, mas ainda há espaço para crescer. Estamos ansiosos para ver como este grupo dinâmico de pensadores criativos e ativadores da marca irão encontrar maneiras de levar os europeus a considerar o Oreo como um biscoito para adultos, além de ser um biscoito que as crianças adoram”.
Lembra da função da pesquisa? Pois bem, novamente é citada como instrumento estratégico ao alinhar as expectativas dos públicos com os processos de inovação (isso tem bastante a ver com a mentalidade das relações públicas, por isso PR está crescendo no Festival de Cannes Lions). Para Steve Latham, chefe de talentos e treinamento de Cannes:
“A nova geração de criativos é o recurso mais valioso que a indústria tem. Ao compreender como se sentem, a indústria pode certificar-se de que eles tenham uma escolha atrativa de carreira.”
A proposta da The Night School é simples e surgiu da necessidade de inovar cada vez mais o Masters of Creativity. O Juri espera que os participantes compartilhem suas vidas criativas secretas e celebrem seus talentos ocultos. Iniciativa bacana, não é mesmo?
Siga acompanhando o blog, que a gente vai contar tudo o que acontece no mundo de Cannes Lions 2017.