Já pensou que o seu case de comunicação pode ser o passaporte para no maior e mais antigo festival de criatividade do mundo? Não, pois é! Muitos jovens profissionais não sabem que existe um espaço especial no Festival de Cannes Lions para quem está começando a carreira e já reconhece o potencial do seu trabalho. Esse rito de passagem, chama-se Young Lions.
Se você tem até 30 anos e atua como redator, diretor de arte, designer, ilustrador, webdesigner, diretor de cena/filme ou qualquer atividade relacionada à criação de mensagens comerciais/institucionais: deve se inscrever na categoria CRIAÇÃO NACIONAL. Para quem atua em atendimento, marketer/anunciante, media, planejamento e PR é preciso enviar uma carta de recomendação, deixando bem clara a sua contribuição enquanto candidato no case apresentado. O Festival de Cannes Lions ainda é muito focado em criatividade e essas áreas recém citadas estão, aos poucos, conquistando seu espaço.
Como eu faço para me inscrever?
Existe uma série de exigências para se inscrever, por isso, nós sugerimos que se você se interessou e quer começar a se preparar para o Cannes Lions 2018, clique aqui e leia atentamente as FAQ. O site é todinho em português e destinado a ajudar brasileiros a participar do Festival. Porém, lembre-se que o inglês é f-u-n-d-a-m-e-n-t-a-l, até porque o evento é internacional e vai ter gente do mundo inteiro para ouvir, ver e julgar o seu trabalho.
Vale lembrar que o Young Lions foi uma ideia da área de criação do Festival que surgiu na edição de 1992. No Brasil, o projeto é liderado pelo Jornal Estadão (representante oficial no país), organizado todos os anos pela Editora Referência e o publicitário Emmanuel Publio Dias.
Tem espaço para brasileiros no Festival de Cannes Lions?
Assim como o RP tem a síndrome do patinho feio, o brasileiro tem a síndrome de vira-lata (by: Nelson Rodrigues). O que você não sabe, é que mais de 400 jovens publicitários brasileiros já participaram do Festival e que nessa categoria de Young Lions Compettition, o Brasil possui o maior número de medalhas (16) durante os 23 anos de projeto.
Embora seja o único ranking de Cannes que o país lidera, você não pode desconsiderar que isso é uma grande vitória no que se refere ao reconhecimento internacional dos talentos brasileiros. Afinal, quem se torna Young alcança um novo patamar de respeito profissional.
Posso ver os trabalhos de quem já ganhou o Young Lions?
Sim, isso é fantástico, né? O site tem o histórico + portfólio de todos os vencedores das edições anteriores do Festival e já está no ar a lista dos candidatos que vão concorrer em 2017. Clique no nome para conhecer o trabalho a ser julgado:
LEONARDO MARçAL DIAS DE ANDRADE
Essa oportunidade de vivenciar o Young Lions conta com o apoio dos patrocinadores (agências, veículos, produtoras e anunciantes) que reconhecem a importância de descobrir novos talentos. Os níveis de excelência criativa cada vez mais altos, tornaram essa categoria o principal programa de desenvolvimento do Festival.
Fique ligado aqui no blog, que em seguida a gente vai trazer mais novidades sobre Cannes Lions 2017! E se ficou interessado nessa categoria, curta a fanpage do Young Lions no Facebook.