Os profissionais da área da comunicação são habituados a incorporar termos em inglês ao vocabulário, mas nem sempre sabem exatamente o que essas palavras querem dizer. No post de hoje vamos falar sobre branding. Você sabe o que é?
Em todas as suas experiências de mercado, você sempre tem aquela sensação de que uma marca é melhor do que a outra, mesmo sabendo que o produto ou serviço dessa marca tem a mesma qualidade do que a concorrência, não é mesmo?
O valor agregado de cada marca está nas estratégias que foram estabelecidas para a sua construção. Por isso, é fundamental desenvolver branding de acordo com os interesses da empresa.
Você está em dúvida se suas estratégias de branding estão bem definidas ou quer saber como gerar mais resultados através da comunicação? Continue lendo que vamos te contar um simples segredo para o sucesso.
Branding: o que é?
Branding ou brand management é a gestão de uma marca. Aqui são desenvolvidas todas as ações para tornar a marca conhecida e valorizada – partindo da criação de uma logo que fixe na mente das pessoas e incluindo tudo que envolva a comunicação visual da sua empresa – a fim de impactar positivamente os consumidores de acordo com os objetivos organizacionais.
“Então quer dizer que minha marca é minha logo?” Não! Uma marca não é logo, nem nome, muito menos seu site ou suas páginas nas redes sociais. Marca é tudo aquilo que remete a sua empresa, ou seja, um conjunto de coisas que te representa e faz o seu negócio ser importante para o mercado.
O que você precisa entender é que os clientes não vão comprar o que você vende, mas o porquê você vende. É a identificação das pessoas com as marcas que as fidelizam, por isso é extremamente importante focar nas personas.
Branding + conteúdo = resultado
É bem provável que você conheça um pouco sobre marketing de conteúdo, inbound marketing e outras metodologias novas, mas a sua principal dúvida deve ser em como colocar esses estratégias em prática.
Vivemos na era do conteúdo on-line e as empresas que convergem suas mídias, isto é, unem comunicação e marketing a vendas, aumentam potencialmente seu alcance de público. Isso porque, conhecendo sua persona, você oferece soluções para os problemas delas e não apenas um simples produto/serviço.
Quer ter resultados acima da média? Crie um canal de produção e distribuição de conteúdo relevantes para a sua persona. Esse canal pode ser um blog corporativo, no qual você o alimentará constantemente para manter seu patrimônio digital sempre atualizado. Essa é uma das principais estratégias de fortalecimento e potencialização de marca.
A dica para gerar mais resultados
O ponto chave que você precisa, de imediato, colocar em prática é: trabalhe por um propósito. E quando falamos em propósito do branding, estamos falando na expectativas dos clientes.
Gerir sua marca é trabalhar para que o relacionamento com suas personas seja duradouro, e estreitar essa relação por meio da identificação, criando envolvimento e desejo. Esse é seu diferencial competitivo enquanto empresa e seu papel como gestor é agregar atitude e originalidade ao produto ou serviço.
Assim, atribuindo propósito a seu branding, os consumidores passarão a ser evangelizadores da sua marca, a qual se constrói de forma colaborativa, inspirando pessoas a seu redor a defenderem uma causa.
Nesse post você aprendeu que branding é a razão de existir da sua marca e, para obter mais resultados, é preciso trabalhar por um propósito seguindo dois pilares: a relevância e a diferenciação para se relacionar com consumidores cada vez mais exigentes e conectados.