High Performance, Alta Performance. Olhando assim rapidamente o H tem som de R e surge um trocadilho… /Rai/ Performance, RP. Por acaso? Acredito que não. O longo prazo dos profissionais de alta performance é todo dia. E não há – ainda – uma semana em que eu passe sem cruzar com o ponto inicial da alta performance: atitudes amadoras x atitudes profissionais. Você entende o que eu quero dizer, né?!
Profissional é um cara que realmente tá se dedicando de forma diferente do resto da população, e eu ainda achava que isso era o “normal”. Mas normal mesmo é ser amador, e de amador o mundo tá cercado. São pessoas que não entendem porque devemos fazer QUALQUER movimento com a máxima excelência que pudermos.
É usar ao máximo seus conhecimentos, referências e habilidades para transformar o resultado do seu projeto, ação ou cliente.
Quando você vê ineficiência em algum serviço, automaticamente já fala: “amadorismo!”. E onde tem amadorismo, tem uma oportunidade, como diz o Gabriel Goffi – um cara muuuito interessante pra seguir #ficadica. Então bem-vindo ao time! Para ser um profissional ainda melhor, tenha MUITO claro o seu propósito.
Propósito
Nietzsche disse, certa vez: “aquele que tem um porque pode suportar qualquer coisa.”
Estou aqui para me certificar que você entendeu bem o que ele disse há tanto tempo. É preciso ter um norte, algo que te levante da cama, que te faça ser resiliente.
O primeiro passo é SABER e QUERER ser alguém diferenciado, de alta performance. Lembre-se: “As pessoas não mudam porque você quer. Elas mudam porque elas querem”. Neste momento, sugiro parar de tentar arrumar a vida daquele seu amigo que você tanto confia e vê potencial, para despertar o seu real propósito. Você poderá ajudá-lo sempre, mas na hora em que ele estiver pronto.
O segundo passo, é você entender que precisa fazer algo que você goste. Mas GOSTE MESMO. Sabe?! Se ainda não encontrou, vá passar uns meses na Perestroika que a resposta normalmente vem pra ti ao longo dos processos que rolam por lá. Experiência própria! Senão, não fará nenhum sentido toda essa história.
A solidez faz parte do jogo, e se você não for consistente não terá resultado. Esse é um game de longo prazo, ninguém tá aqui para construir reputação e resultados do dia para a noite, sabemos que não é assim. Se quiser brincar, tem que se dedicar.
Treina mesmo ou não desce pro play!
Ao treinar, estudar, conhecer pessoas, buscar e trocar referências nós vamos elevando cada vez mais o nosso padrão “normal”. Cada novo evento, software, metodologia, conceito e tecnologia nós tocamos na inovação de pertinho e mudamos nossos conceitos. Então, o excelente passa a ser o seu normal! E aí, dear, a mágica começar a acontecer, as pessoas começam a te notar, você começa a achar o caminho para tudo. Basta saber quem é, o que quer e treinar para isso! E, se mesmo assim você topar a história da alta performance, temos o level two.
Você pode ser certificado por instituições nacionais e internacionais que te farão chegar ao xeque-mate. Let’s see!
Level two: certificações
Há pouco comentei com algumas amigas sobre a certificação oficial do Facebook e este foi o motivo que me fez escrever este texto. Vim compartilhar e alertar que você pode começar a transformar suas habilidades hoje mesmo!
Obviamente, não são todas as certificações disponíveis por aí, mas perguntei para alguns amigos empreendedores e gestores da área de marketing e comunicação, e todos concordaram que as seguintes seriam diferenciais ímpares para um excelente RP:
Facebook – Vou começar por uma das mais polêmicas. Centenas de pessoas falam por aí que são certificadas pelo Facebook porque fizeram um curso de “Mídias Sociais”… sinto informar: this is bullshit. A certificação oficial você encontra no programa Blue Print, disponível gratuitamente e online. Você tem duas opções de certificação: profissional de planejamento ou Profissional de compras, leia mais aqui.
Google – O grande Guru possui um programa internacional chamado “Google Partners” destinado a agências e consultores visando prepará-los nas ferramentas de publicidade online. O programa permite ainda que indivíduos possam obter certificações como forma de demonstrar a capacidade no entendimento das ferramentas Google. As possibilidades são variadas, mas para ter acesso você precisa obrigatoriamente passar no exame de Google Adwords, entenda tudo neste link.
Inbound Marketing – A brasileira Resultados Digitais disponibiliza diversas certificações e selos, como o uso do RD Station, certificação na metodologia de Inbound Marketing e outras, confira na área de cursos. Já a gringa HubSpot também oferece um programa bem interessante e profissional, arrisque-se!
E super recente (as aulas começaram 10/04), os gigantes Google, Facebook, Hootsuite, HubSpot, MailChimp e MOZ se uniram para fazer um dos melhores cursos online que eu já vi, o Programa Nanodegree.
Obs: Harvard também oferece cursos online, já viu?
Go!
Essas são apenas algumas das oportunidades que você tem de se tornar um profissional, de fato. Outra muito bacana, e que eu já pude conferir pessoalmente, é a RP Week 2017! Rola em julho, na cidade que não dorme, São Paulo City. Tá afim de transformar suas habilidades? Então, go! Nos vemos lá 😉
Tháfila é Relações Públicas apaixonada por relacionamento, pessoas e internet. Fascinada por comunicação, comportamento do consumidor, branding e marketing digital, é Founder e Diretora de Estratégias na Xadrez Estratégias.