O dia 26/04 marcou o início da imersão do RP contemporâneo nas habilidades que estão transformando a atividade de relações públicas no país – e no mundo. O lançamento da quarta edição do maior evento de RP do Brasil ocorreu em clima leve e descontraído, através de um bate-papo entre Pedro Prochno, co-fundador da Todo Mundo Precisa de Um RP e pai do Blog RP, e Hugo Godinho, diretor executivo do Grupo In Press – a patrocinadora master da RP Week #4.
O lançamento oficial ocorreu direto da sede do Grupo In Press em São Paulo e foi transmitido ao vivo na fanpage da Todo Mundo Precisa de Um RP, onde obteve mais de 1.800 visualizações. Hugo deu início a conversa contando o quão feliz se sente por estar, junto com o Grupo In Press, unindo forças à Todo Mundo RP para acelerar o mercado das relações públicas no país.
Em tom animado, o diretor transmitiu a alegria do grupo em estar próxima da realização do evento este ano e informou que o mercado de RP é apaixonante pois carrega, hoje, diversas possibilidades.
Confira o bate-papo na íntegra:
https://www.facebook.com/todomundorp/videos/894311414042674/
“Finalmente estamos conseguindo realizar um sonho nosso, que é estar muito próximo da Todo Mundo. A gente acredita muito nessa causa e esse é um dos motivos pelo o qual estamos patrocinando a RP Week este ano. É uma causa que a gente acredita estar ligada à formação de um mercado, de estar próximos dos talentos e de tentar fazer a nossa parte na formação e explicação do que é o mercado de PR hoje em dia.” – Hugo Godinho, Diretor Executivo do Grupo In Press.
Hugo ainda contou acreditar que o mercado de RP está passando por mudanças significativas, se reinventando, e que o Grupo In Press quer estar próximo da origem de todas essas mudanças: o ensino. Segundo ele, a troca de experiências e aprendizados entre quem possui uma extensa trajetória no atendimento de grandes marcas, com os jovens profissionais e estudantes trazem frescor ao mercado e aprendizado para os mais novos.
Confira os assuntos-chave da conversa:
1. Sobre o Grupo In Press
Com 30 anos de atuação, o Grupo In Press foi uma das primeiras empresas no país a prestar o serviço de assessoria de imprensa. O posicionamento de três décadas atrás evoluiu e, hoje, se transformou em um grande grupo de comunicação, pertencente ao Omnicom – um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Segundo Hugo, mesmo com as mudanças ocorridas durante o desenvolvimento e crescimento do grupo, a sua essência ainda é – e sempre será – relações públicas.
“Hoje, somos duas agências de PR no Brasil, a Porter Novelli e a FleishmanHillard, que cresceu muito nos últimos dois anos. São agências que trabalham dentro do mesmo guarda-chuvas, mas cada uma com o seu foco, com os seus clientes, e, ainda, com outras unidades especializadas do grupo que dão apoio ao PR.”, conta Hugo.
2. Visão sobre o mercado de RP
Durante a conversa, Hugo explica que o momento atual das relações públicas é emblemático e empolgante, onde a assessoria de imprensa não é mais o início, meio e fim da profissão, mas sim uma das diversas atividades assumidas pelo profissional, em um momento que o conceito de PR abriga soluções completas e as mais diversas disciplinas.
A comunicação integrada também fez parte da conversa e está mais presente do que nunca. “Como um mercado cheio de possibilidades, em estado de transformação rápida, perfis cada vez mais complementares são conjugados, talentos esses que formam uma entrega de qualidade para os clientes. Estamos falando de RPs, jornalistas, publicitários, designers, engenheiros. A beleza está no trabalho conjunto e integrado.”, afirmou Hugo.
3. Gap entre mercado e academia
As brechas existentes entre a academia e o mercado também fizeram parte da discussão. Hugo acredita que, diferente de tantas outras profissões, o ensino da comunicação se enriquece quando caminha em paralelo com a experiência no mercado, e é importante que as duas experiências caminhem juntas desde cedo. O diretor do Grupo In Press acredita existir oportunidades bastante ricas entre a conexão das corporações com a academia, benéficas para as duas partes.
Para suprir esse gap entre mercado e academia, Hugo acredita na educação contínua, que tem início na universidade e continua ao longo da construção de carreira. “É preciso abrir-se para o novo no mindset e na prática, procurando experiências profissionais e acadêmicas que enriqueçam o repertório. Estamos todos aprendendo.”.
4. Habilidades que Transformam
Quando questionado sobre as habilidades que acredita serem essenciais em um RP para a construção de uma carreira consolidada, Hugo cita que é preciso um conjunto de perspectivas para que exista a entrega de soluções para problemas cada vez mais complexos. A habilidade de trabalhar em equipe se sobressai em sua fala, pois dificilmente um profissional, sozinho, soluciona problemas nos dias de hoje.
“Me refiro a um olhar de quem entende as relações com a mídia sentado na mesma mesa que um planner de campanha. De um profissional de BI guiando um trabalho de conteúdo dirigido a determinado público. Além disso, o mapa de carreira hoje é, justamente por isso, mais promissor.”
Hugo acredita que existem, hoje, profissionais oriundos das relações públicas tradicionais que migraram para posições de liderança em planejamento, produtores de conteúdo que cresceram para áreas da criação e, segundo ele, “são esses caminhos múltiplos que tornam a atividade de PR ainda mais atrativa para os talentos dos mais diversos mercados.”
5. RP Week #4
Após a conversa com Hugo Godinho e a apresentação da In Press como patrocinadora master da RP Week #4, ao lado da Faculdade Cásper Líbero, foi o momento de falar sobre a programação do evento este ano, com o lançamento do SITE DA RP WEEK #4!
Para a quarta edição do evento, que ocorrerá de 10 a 15 de julho na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, podemos nos preparar para conferir uma programação multidisciplinar. Temas como storytelling, planejamento, mídias sociais, construção de carreira e empreendedorismo se misturam com a análise de dados na comunicação, inovação, criatividade, diversidade e gerenciamento de crises.
Muitas novidades ainda vão surgir no line up da semana, mas podemos nos preparar para ouvir grandes nomes do mercado de comunicação durante o evento. Marcos Piangers, Gustavo Schifino, Ana Cardoso, Marcelo Nonohay, Francisco Estivalett e Rose Pimentel são alguns dos nomes que brilham na programação do evento este ano.
Confira a relação de speakers da RP Week #4.
O bate-papo deixou claro que é levando o trabalho integrado cada vez mais a sério que construiremos um mercado mais competente e aquecido para as relações públicas.
Continue nos acompanhando para saber todas as novidades sobre a quarta edição da RP Week!