Em 2017 a Todo Mundo Precisa de um RP vai pela primeira vez ao Festival de Cannes Lions, no sul da França. (Assista o live onde contamos tudo!) Este é um dos principais eventos de criatividade do mundo e reúne anualmente alguns milhares de executivos de grandes empresas, profissionais das diversas área da comunicação e do marketing global e também celebridades.
Caso você ainda não conheça muito o Festival, contamos aqui 3 coisas que você não pode deixar de saber sobre o evento. Confira!
1- O Festival de Cannes Lions é o maior e mais antigo festival de criatividade do mundo.
Cannes Lions tem 64 anos (em 2017). São quase 7 décadas reunindo os maiores nomes da criatividade mundial algumas semanas após o Festival de Cinema de Cannes, que acontece no mesmo local, o Palais des Festivals, na beirinha do mar mediterrâneo, na cidade de Cannes, sul da França.
A sua primeira edição foi realizada em Veneza e, em homenagem aos leões da famosa Piazza San Marco, foram criados os prêmios do festival. A homenagem perdura até hoje e os Lions são distribuídos em todas as categorias do festival. O Leão máximo em cada categoria é o Grand Prix, seguido de Leões de Ouro, Prata e Bronze.
2- O Festival mudou de nome, em 2010.
Na 57ª edição do Festival ele mudou de nome, por sugestão do Presidente do Júri de RP, Paul Taafe, também executivo da Hill & Knowlton. Passou a se chamar Festival de Criatividade de Cannes Lions ao invés de Festival de Publicidade. A justificativa foi simples: Cannes há muito já não era um festival apenas de publicidade. “Boas ideias criativas vem de qualquer área, mas as diferentes disciplinas [incluindo RP] tiveram grande crescimento por alguma razão e, agrupar todas sob o guarda-chuva da publicidade, é um grande equívoco”, afirmou Paul.
Ele aproveitou a oportunidade para desafiar a indústria de RP a aumentar sua participação por intermédio da inscrição de cases, reforçando que as agências de publicidade levaram os principais prêmios de RP e, assim, acabam ofuscando o brilho dos excelentes trabalhos desenvolvidos pelas agências de RP de todo o mundo.
3 – Cannes é um MBA condensado em 7 dias.
Se você olhar o quanto custa ir à Cannes, poderá achar que é muito caro. Porém, se comparar o preço de passar uma semana aprendendo com alguns dos mais qualificados profissionais do mundo em suas áreas de atuação, vai entender o que eu entendi: Cannes é um MBA condensado em 7 dias.
Primeiro, olhe o line up de palestrantes. É apenas uma partezinha de tudo o que vai acontecer, pois durante o festival acontecem programações paralelas, ações de grandes marcas como Google e Facebook na beira da praia (você leu certo!) e a oportunidade de contatar virtualmente qualquer pessoa do mundo da comunicação e do marketing que estiver por lá. Todos estão a poucos passos de distância de você.
E então, vamos para Cannes Lions com a gente?
Participe do webinar com Fiorenza Plinio, criadora da categoria PR Lions, no dia 08/05. Inscreva-se pois o webinar é apenas para convidados!