Já reparou que os restaurantes, lanchonetes e bares estão se saindo muito bem nas mídias sociais?
Sou uma mega curiosa e estudiosa dos conteúdos das marcas nas mídias sociais. Além dos diversos artigos e capítulos de livros que costumo escrever sobre o tema, ainda dou aula e sigo muitas organizações e casos para acompanhar o que acontece e tentar extrair as boas práticas.
Tenho notado que marcas ligadas à alimentação têm se destacado de forma positiva nas mídias sociais.
Muitas postagens fazem com que os supostos clientes saiam do on para irem ao off. Alguns bons exemplos:
1. Oferecer upgrades, descontos e benefícios para quem apresentar o print do post (no celular) no momento em que chegar ao restaurante.
2. Oferecer, reconhecer e premiar os seguidores da sua marca nas mídias sociais. Assim, há cupons de desconto e benefícios para quem acompanha os seus perfis de mídias sociais.
3. Ter uma estratégia digital para quem avalia seus serviços estimulando-os, inclusive.
4. Dar desconto para quem usar o seu aplicativo, fazendo, assim, com que as pessoas tenham interesse em baixa-lo, pois terão alguma vantagem em troca.
5. Contar, em primeira mão, sobre novidades ou vantagens aos seguidores e fãs de seus perfis.
6. Fazer alusão a datas comemorativas, jogos, eventos etc.
7. Aproveitar-se do contexto, de fatos que estão com boca a boca alto e de memes
A receita de sucesso aqui é planejamento, equipe com dedicação especializada às redes sociais, definição de tipos de conteúdo a serem trabalhados, tom de voz, persona e avaliação daquilo que dá ou não certo e sua consequente repercussão (positiva ou negativa).
Vale ressaltar que enquanto as mídias sociais atraem as pessoas, o resultado para o negócio vem da lucratividade que as ações de comunicação, marketing e relacionamento vão trazer. Certifique-se de que:
1- um atendimento condizente com a comunicação usada na internet, e;
2- um cardápio lindo e elaborado estrategicamente para vender os pratos mais rentáveis para a casa, aplicando o conceito de engenharia de cardápio.
Veja alguns exemplos de cardápio para restaurante seguindo esse conceito.
O trabalho de presença, engajamento e visibilidade nas mídias sociais é intenso, constante, dinâmico e 24/7. Ou seja, uma vez estando lá, tem que responder, interagir, participar e OUVIR o seu principal ativo, seu cliente.
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