Podemos entender as habilidades que transformam como a conexão entre as características profissionais e pessoais que moldam nossa atuação. Nós, profissionais da comunicação, devemos sempre pensar à frente do nosso tempo e potencializar nossas habilidades para transformarmos a relação entre marcas e consumidores.
As habilidades que transformam você no RP do futuro permeiam a essência da nossa profissão: os relacionamentos. É a partir das novas tendências de comunicação e das mudanças no comportamento do consumidor que precisamos alicerçar nossas estratégias e, assim, desenvolvermos habilidades importantes.
Mas você concorda que o futuro é hoje e as mudanças são para sempre? Vivemos em uma era de constantes mudanças e o momento de ser o RP do futuro é agora. Você está preparado? Então continue lendo para conhecer as habilidades que transformam sua carreira.
O futuro das Relações Públicas é o propósito
De um modo geral, a comunicação segue uma abordagem que pode ser cada vez mais segmentada, exclusiva e efetiva – o que garante resultados mais expressivos. Para uma audiência tão especial, precisamos estar sempre atentos e dar voz aos consumidores/usuários.
Essa interação constante não é um mero detalhe, muito menos uma tarefa simples. Pelo contrário: “como conversar com meu público?” Na realidade, o questionamento deveria ser: “como a empresa pode ajudar o público? Para que esta empresa existe?”
Uma das habilidades que transformam é manter o foco no propósito. Esse é o ponto de partida para definir estratégias, conhecer seu público, analisar dados e segmentar audiência. Se você conseguir executar esses passos, não haverá dúvidas de que o futuro das Relações Públicas é o propósito.
Nunca se discutiu tanto sobre relações públicas como nos últimos anos. E principalmente como a comunicação é indispensável para o sucesso de um negócio, sobretudo no contexto das mídias digitais.
RP sempre teve a ver com formar, educar e engajar as pessoas. E é por isso que, em tempos onde a reputação é o petróleo organizacional, relações públicas tem mais relevância no cenário digital.
Habilidades que transformam: transparência
O futuro da comunicação não é sobre meios e plataformas, mas sim sobre pessoas – elas precisam de atenção e as marcas devem provocar o engajamento. No entanto, como nosso objetivo é te apresentar as habilidades que transformam você em um profissional acima da média, certo? E para isso existem 4 assuntos que todo relações públicas contemporâneo precisa saber.
Além de produção de conteúdo, big data, costumer experience e inteligência cultural, uma das habilidades mais admiradas pelas pessoas é a transparência. Demonstrar honestidade nos comportamentos e transparência nas respostas aos consumidores deixa claro que sua empresa entende o propósito e se compromete com uma causa.
A sua atuação, enquanto RP do mundo moderno, deve ser a de um consultor de comunicação, ou seja, conhecer a fundo o negócio da empresa e saber apontar soluções assertivas. Entendemos de relacionamos com os mais diversos públicos e ter uma visão macro faz parte do nosso trabalho, não é mesmo?
As relações de ontem, hoje e sempre
Em um tempo em que a mudança é a nova constante, nosso maior desafio é entender e assimilar a reinvenção do mundo. Para tanto, a indústria da comunicação está se reinventando acompanhando as transformações dos novos comportamentos, os quais são pautados por afinidades e gostos pessoais e não mais por segmentações abrangentes – como, por exemplo, classe social.
Podem mudar os meios, as plataformas, o endereçamento das mensagens, mas o que sempre permanecerá são os relacionamentos, os quais são estabelecidos em uma perspectiva cada vez mais humana.
Nossas habilidades profissionais se adaptam de acordo com as transformações do mercado e os objetivos de uma empresa. Em contrapartida, é inerente a qualquer atividade de comunicação trabalhar por um propósito e agir com transparência.
Quer ser o RP que inspira e transborda conhecimento? Então se inscreva nos workshops da RP Week! O tema do evento será Habilidades que Transformam e você não pode ficar de fora dessa.
Comments 1