O Festival de Criatividade de Cannes Lions anunciou que Lucian Grainge, Presidente e CEO da Universal Music Group (UMG) (sim, a produtora do Nirvana, Ariana Grande, Kenye West, Lady Gaga) será homenageado na categoria Media Person of the Year! Chegou a vez da indústria musical tomar o seu espaço em Cannes! Merecido, não é mesmo?
Desde que essa área foi criada no Festival (1999), até então nenhum executivo musical havia recebido essa premiação! O Media Person of the Year preza que sejam reconhecidas pessoas que buscam inovação constante em seus trabalhos, projetando e modelando o futuro das mídias.
Por que Grainge e a indústria musical emplacaram nesse ano?
Em quase quatro décadas de carreira no ramo da música, Grainge já assinou e trabalhou com muitas estrelas globais. Desde ABBA até Justin Bieber, sua empresa é mundialmente renomada!
Apesar da crise musical, advinda da forma como as pessoas passaram a consumir música na internet, Grainge foi amplamente reconhecido por lançar projetos que remodelou a indústria da música. Ele investiu em novas abordagens para a assinatura e desenvolvimento de artistas globais de gravação e compositores, além de defender modelos de negócios inovadores e criar parcerias com uma ampla rede Internacional de tecnologia e mídia.
Para Philip Thomas, CEO da Ascential Events, empresa que organiza o Cannes Lions, Grainge mereceu essa honra, pois:
Através da criatividade, paixão e excelente liderança, Senhor Lucian fez investimentos ousados em música e tecnologia, que ajudaram a retomar o crescimento da indústria, promovendo um ambiente que coloca os artistas em primeiro lugar. Durante seu mandato, Grainge transformou o Universal Music Group em um líder mundial em entretenimento baseado em música e estamos muito satisfeitos em honrá-lo como Media Person of the Year.
Ao receber a notícia de que será homenageado em Cannes Lions, Grainge agradeceu:
Embora a indústria musical de hoje seja praticamente irreconhecível do modelo de negócio em que comecei, uma coisa ainda não mudou: grandes artistas e boa música permanecem no coração de tudo o que fazemos. Estamos orgulhosos de demonstrar como as empresas de mídia tradicionais podem se reinventar na era do streaming, aproveitar novas tecnologias e trabalhar em estreita colaboração com parceiros de marca para desenvolver oportunidades interessantes para artistas, gravadoras e fãs. Em nome de todos na UMG e de todos os nossos artistas e compositores, estamos muito agradecidos aos Cannes Lions por esta honra.
Garanto que você já tinha refletido sobre a suposta morte dos jornais impressos e até das emissoras de televisão, mas por vezes, não nos damos conta que a internet impactou diversos meios relacionados ao comportamento das pessoas. Quem nunca usou o emule? Quem ainda compra CD para ouvir no carro? Quanta coisa mudou, não é mesmo?
Estratégias para alavancar os negócios na música
Em 2011, Grainge liderou a aquisição bem sucedida pela UMG, dos ativos de música gravada da lendária empresa de música britânica EMI. Revitalizou seu emblemático Capitol Records e fortaleceu ainda mais a posição da UMG como líder global. Sob sua liderança, a companhia estabeleceu vários registros criativos, incluindo a primeira companhia de música a marcar todos os 10 dos 10 melhores lugares no Billboard Hot 100.
Relacionamento é chave para todos os negócios e nesse aspecto, Grainge é um excelente estrategista. Em 2016, o empresário foi condecorado pela Rainha Elizabeth II, em seu aniversário de 90 anos, como uma forma de homenageá-lo pelas realizações na indústria da música e liderança, ainda que em tempos desafiadores. A rainha destacou suas contribuições para negócios britânicos e investimentos internos.
Ah, Grainge também atua nos conselhos de administração da Lionsgate Entertainment Corp. e Northeastern University em Boston, Massachusetts.
Pouca e básica experiência na indústria musical, não é mesmo?
Siga acompanhando o nosso blog e saiba tudo que rola no maior Festival de Criatividade do mundo!