Muito se fala em apresentações profissionais, em diversos mercados e através de pontos de vista e até de demandas e expectativas bastante diferentes. Mas então, o que é uma apresentação profissional? Minha ideia com esse artigo é desmistificar esse tipo de comunicação, que tem um enorme poder de informação e de convencimento, mas que muitas vezes é subaproveitada.
O primeiro fator que devemos considerar para classificar uma apresentação como “apresentação profissional” é o cuidado estratégico e criativo que será empregado nele. Podemos considerar “profissional” aquela apresentação que foi planejada antes de se abrir o PowerPoint. Mais ainda: além de planejada, houve um cuidado com roteiro, linha argumentativa e forma criativa de se apresentar esse texto. E, no final, um pensamento visual, tanto na direção de arte da comunicação como um todo, quanto no design e motion design dos slides, criando animações que realmente contribuam na transmissão da mensagem com eficiência.
Mas antes mesmo de pensarmos nessas discussões mais técnicas, acredito que uma apresentação profissional é aquela criada e apresentada por alguém que tomou consciência da sua comunicação.
Esse é o primeiro passo para se alcançar um material mais assertivo, criativo e inteligente: a tomada de consciência sobre você como apresentador e sua apresentação, e o que ela precisa para funcionar melhor, transmitir suas mensagens e gerar uma boa experiência para a audiência.
Essa tomada de consciência é o que vai guiar um profissional a buscar criar apresentações que sejam realmente uma peça de comunicação e não uma série de informações, gráficos e tabelas empilhadas em slides: acredite, existe uma enorme diferença entre esses dois pontos. E, estar posicionado em um extremo ou no outro, cabe somente ao apresentador. Aquele que tomou consciência da sua comunicação está no extremo mais produtivo. E, nele, é possível começar a pensar em alguns fatores críticos para o desenvolvimento de uma apresentação profissional:
Objetivo da apresentação
Definição de objetivo do material é o primeiro passo. Através dele, saberemos a linha de argumentação que vamos seguir para convencer o público de que estamos certos. Vamos também determinar as mensagens e quais os melhores pontos da apresentação para posiciona-las.
Roteiro
Em seguida criamos o roteiro, damos forma à argumentação e no final, pensamos em uma direção de arte que faça sentido para a audiência, mercado, tema da apresentação e também ao próprio apresentador como comunicador.
Perceba que antes de se planejar, escrever e criar uma linha visual para transformar seu Powerpoint em uma apresentação profissional é preciso se reentender como apresentador. Com isso, tomamos consciência dos fatores principais que guiam a criação de uma apresentação mais criativa e inteligente. Agora é colocar as mãos na massa, planejar e criar!
Participe do workshop Estratégia de Planejamento de Apresentações, com Marco Franzolim, na RP Week #4 e saiba como preparar apresentações que encantam e transmitem as suas ideias. Confira a programação completa em www.rpweek.com.br e não fique de fora da maior semana de Relações Públicas do Brasil!
Por Marco Franzolim
Marco Franzolim é sócio fundador e diretor de comunicação da MonkeyBusiness. Publicitário, também é professor da ESPM e palestrante.