O webinar sobre a categoria de PR no Festival Internacional de Criatividade de Cannes ocorreu hoje pela manhã, em um bate-papo super interessante entre a Head de Desenvolvimento de Premiações do Festival de Cannes Lions, Fiorenza Plínio, a CEO do Grupo In Press, Kiki Moretti e a co-fundadora da TMPRP, Ariane Feijó. Ainda vamos contar mais sobre o que rolou nessa conversa, mas não poderíamos deixar de falar primeiro sobre os 3 fatores que impulsionam a criatividade em RP – e que são base para categoria de PR no Festival.
De acordo com Fiorenza, existem três fatores que foram decisivos na categoria de PR na edição do ano passado do festival e que continuam sendo relevantes para a edição de 2017. São eles:
- Dados/Tecnologia
- Autenticidade
- Propósito
Para exemplificar cada um dos fatores, Fiorenza falou sobre três cases ganhadores da edição anterior que ilustram muito bem cada um dos fatores acima. Confira abaixo!
1. Dados e Tecnologia: a casa sueca construída por mais de 200 milhões de pessoas
O case House of Clicks (ou Casa dos Cliques) foi produzido pela agência Prime PR, de Estocolmo, para o maior portal de propriedades da Suécia e levou quatro leões para casa: um leão de ouro e um de bronze na categoria de PR e dois leões de prata na categoria Cyber & Media.
O case mostra um designer contemporâneo em potencial: o big data.
Entre janeiro e outubro de 2014, o portal online sueco de imóveis, Hemnet, coletou dados de mais de 200 milhões de cliques, obtidos de 20% da população da Suécia. A idéia era criar a imagem final da democracia: uma casa construída pelo povo, para o povo.
Chama-se Hemnet House, ou, mais afetuosamente, a Casa dos Cliques e representa as especificações mais populares de todas as casas clicadas no site, abrangendo mais de 86.000 listagens.
https://vimeo.com/153889826
Uma equipe de cientistas de dados analisou mais de 200 milhões de cliques no Hemnet, desenterrando a base do que os suecos sonham em uma casa futura. Em seguida, dois arquitetos receberam os dados levantados e a Casa dos Cliques foi criada: uma casa de 1,5 andares com uma fachada de madeira vermelha e um terraço privado na cobertura. Co-criado com mais de 2 milhões de suecos, transformou dados em uma grande ideia.
A Casa dos Cliques rapidamente se tornou um tema quente na mídia com um alcance total de 218 milhões e provocou um debate global sobre o futuro da arquitetura e desenvolvimento imobiliário, levantando a questão: será que big data pode ser a base para a casa do amanhã?
Inclusive, pode já ser: 648 pessoas ao redor do mundo já se cadastraram para comprar a casa assim que ela for lançada no mercado.
2. Autenticidade: O Dilema – Melhor jogar sozinho no estádio ou em casa com velhos amigos?
Produzido pela agência Publicis, para a Heineken na Itália, o case Dilemma fala sobre amizade, lealdade e, é claro, futebol – os três pilares de várias das campanhas da marca holandesa de cervejas. O case foi premiado com o leão de ouro e um prata na categoria de PR e um leão de bronze na categoria Outdoor durante o Festival de Criatividade de Cannes em 2016.
A “pegadinha” coloca um fanático por futebol em um dilema. O setup da ação é simples e a situação é familiar para qualquer fã do esporte: Simone assiste a todos os jogos da UEFA em casa com seus melhores amigos, mas se encontra em um dilema depois de ganhar um ingresso VIP para assistir Roma vs. Real Madrid. O que ele deve fazer?
Não decepcione os seus amigos em uma noite de jogo da UEFA. 😉
3. Propósito: Abelhas podem encontrar açúcar onde menos esperamos
Consumir 3x mais açúcar do que o recomendado é comum entre a população da República Tcheca, de acordo com a World Health Organization e os níveis de diabete na população estão crescendo, já que as indústrias alimentícias aprenderam a esconder açúcar na maior parte dos alimentos. Com isso em mente, a marca de alimentos orgânicos Náš Grunt resolveu recrutar um time que é expert em encontrar açúcar em QUALQUER lugar: as abelhas.
O video do case produzido pela agência Mccann Erickson Prague explica como as abelhas são capazes de detectar açúcar em todos os tipos de alimentos e produzir mel a partir de tudo que contenha mais de 15% de açúcar – e, em seguida, mostrou os insetos produzindo mel a partir de hambúrgueres, ketchup, sopa instantânea e muito mais.
Veja abaixo o vídeo do case:
O resultado? As visitas às lojas cresceram 10% após o lançamento da campanha e aumentou em 30% o tráfego na web, já que a cobertura da mídia atingiu 3,9 milhões de pessoas e, de quebra, um leão de ouro na categoria de PR de Cannes no ano passado.
Mais do que isso, o propósito da campanha é relevante para toda uma nação, já que coloca em pauta o debate sobre os níveis de açúcar escondidos nos alimentos.
E aí, será que o seu case carrega esses três fatores? Conta pra gente e siga acompanhando o blog para saber mais sobre a categoria de PR em Cannes. 🙂